7 plataformas de renda passiva da Solana

Como uma aplicação financeira tradicional, o Yield Farming envolve o bloqueio do valor investido para gerar renda passiva

Por Redação  /  2 de fevereiro de 2022
© - Shutterstock

Alguns instrumentos de finanças descentralizadas (DeFi) recriam soluções financeiras tradicionais. Isso pode ser encontrado em plataformas nas diferentes blockchains, como na Solana. Uma das estratégias é o Yield Farming.

Essa prática permite que o usuário aplique seus criptoativos em um pool de liquidez para obter juros. Assim, cada vez que houver uma transação na plataforma, quem deixou os ativos bloqueados recebe uma recompensa.

A operação, chamada de staking, pode resultar em renda pré-fixada ou variável. Os investidores que realizam yield farming são conhecidos como provedores de liquidez, pois emprestam seus recursos para as operações. Além das recompensas e juros, existem incentivos, como a possibilidade de opinar nos rumos do desenvolvimento do protocolo em questão.

Quais as plataformas para fazer yield farming na blockchain da Solana?

Para usar qualquer destas plataformas, você precisará conectar uma carteira Solana, como Sollet.io (carteira criada pelo Project Serum ), Phantom, Solflare, Math Wallet ou a extensão Coin98.

1. Raydium (RAY)

Essa é uma das plataformas com maior valor bloqueado, com mais de US$ 41 bilhões em volume de negociações, o que significa que é considerada bastante segura. Um dos seus diferenciais é que os usuários podem aproveitar a liquidez de outros protocolos suportados pelo ecossistema. O endereço para  acessá-la é https://raydium.io/.

2. Orca (ORCA)

Com interface amigável, a Orca é apoiada por alguns dos maiores fundos de risco no mercado cripto, como Polychain e Three Arrows Capital. Para acessá-la, entre em https://www.orca.so/.

3. Saber (SBR)

A rede de liquidez de cadeia cruzada permite que os usuários transfiram ativos entre a Solana e outras blockchains, sendo a principal exchange de stablecoins em Solana. Ela pode ser acessada aqui: https://app.saber.so/#/swap .

4. Mercurial (MER)

Em sua descrição, o protocolo destaca que “nosso objetivo imediato é fornecer a melhor liquidez para todos os principais ativos estáveis ​​e indexados em Solana, que começamos com nosso beta Mainnet”. Seu diferencial são os cofres dinâmicos. Para acessar Mercurial, clique em https://mercurial.finance/.

5. Synthetify (SNY)

A plataforma (https://synthetify.io/) promete ser uma ponte entre criptomoedas, ações, moedas fiat e outros instrumentos financeiros, a partir de um protocolo de finanças descentralizadas.

6. Atrix (ATRX)

Atrix (https://www.atrix.finance/) é um Automated Market Maker (AMM), ou seja, um protocolo de finanças descentralizadas, construído em Solana e que utiliza os livros de pedidos da Serum, possibilitando o pool de liquidez sem permissão e a criação de farms. Não há taxas de depósito ou retirada.

7. Aldrin (RIN)

Aldrin é uma exchange descentralizada (DEX) construída na rede Solana, que busca simplificar o processo de negociação de ativos digitais tanto para iniciantes quanto para investidores avançados. Para conhecê-la, clique em https://aldrin.com/ .

O que é Yield Optimizer?

O termo designa um otimizador de rendimentos, que funciona a partir de estratégias algorítmicas, com técnicas de análise, automação e otimização de dados. Os principais são:

  • Tulip (https://tulip.garden/vaults/)
  • Francium (https://francium.io/app/invest/farm)
  • Sunny (https://app.sunny.ag/)
  • Pole Finance (https://pole.finance/)