O lastro do bitcoin são seus usuários, que podem auditar sua blockchain a qualquer instante garantindo que somente 21 milhões de bitcoins serão emitidos e que, por isso, a moeda não perca seu poder de compra. A afirmação foi feita pelo analista macro do escritório de investimentos Liberta, Fernando Ulrich, durante o webinar Novo Normal: Ativos Digitais serão Top Performing Assets, realizado nesta terça-feira (19/5).

Ulrich destacou também o aspecto da liberdade financeira que o bitcoin proporciona. Segundo ele, hoje o último vestígio de liberdade e autonomia nas transações é o papel moeda, cuja existência está ameaçada pelas moedas digitais estatais. Mesmo o acesso ao sistema bancário não é franqueado a todos e governos podem impedir uma pessoa de transacionar por algum erro ou medida arbitrária. Nesse cenário, o bitcoin é o último ativo que qualquer governo conseguiria alcançar.

“Qual é o valor da liberdade? Ela vai além do valor do ativo, nós só vamos perceber o valor da liberdade quando ela faltar. No dia que percebermos isso, o valor da liberdade será precificado de forma bastante significativa”, disse Ulrich.

O administrador também falou sobre as medidas inflacionárias dos bancos centrais para combater a crise atual que, no longo prazo, vão enfraquecer ainda mais as moedas nacionais. E nesse cenário, os ativos escassos, como ouro, bitcoin e altcoins tendem a se beneficiar. “A história da moeda são os governos destruindo seu poder de compra”, afirma. Desde 1970, o papel moeda não lastreado perdendo poder de compra.

Perda do poder de compra é um dos pilares da tese de investimentos da Transfero

A atuação inflacionária dos bancos centrais é um dos pilares da tese de investimentos da Transfero de que os ativos digitais serão os de melhor desempenho nos próximos dois anos. E que o momento atual abre uma janela de oportunidade única para se posicionar nesses ativos.

O webinar Novo Normal: Ativos Digitais serão Top Performing desta terça-feira (19/5), às 17h30, teve como convidado especial o administrador Fernando Ulrich. Mestre em Economia pela URJC de Madri, com passagens pela exchange XDEX, pela multinacional ThyssenKrupp e pelo Banco Indusval & Partners, o executivo está atualmente no escritório de assessoria financeira Liberta Investimentos.

Autor do livro “Bitcoin – a Moeda na Era Digital” e Conselheiro do Instituto Mises Brasil, Ulrich debateu com os executivos da Transfero a tese de investimentos dos criptoativos no novo normal após a pandemia do coronavírus. O executivo é reconhecidamente uma autoridade no tema das criptomoedas e trouxe importante contribuição para o debate. 

Acesse já o link da transmissão.

Veja os demais episódios da série e inscreva-se no canal.