Entrevista: mineração de bitcoin vale a pena?

Entrevista: mineração de bitcoin vale a pena?

Pensada como uma forma de tornar a rede sustentável, a mineração crypto é uma atividade que requer grandes investimentos, mas pode trazer bons retornos

Entrevista: mineração de bitcoin vale a pena?

Por Redação

A mineração de criptomoedas foi pensada por Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin, como uma forma de tornar a rede sustentável. Assim, para que a rede funcione, é necessário que haja computadores ligados 24 horas por dia para confirmar e auditar as transações da moeda. E o que iria incentivar as pessoas a manterem seus computadores ligados a todo tempo? Uma recompensa em Bitcoin. E é isso que os mineradores buscam. Mas será que vale a pena a mineração de criptomoedas hoje?

A resposta é não e sim. Sim, pode ser bastante lucrativa a atividade de mineração de criptomoedas. Mas não é uma operação caseira. Pelo contrário, é uma operação industrial que requer um investimento de centenas de milhares de dólares em processadores poderosíssimos. Portanto, trata-se de um negócio para cachorros grandes.

Em entrevista ao PanoramaCrypto, o diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa de investimentos em ativos digitais, Wise & Trust, Rudá Pellini, comenta sobre as oportunidades e desafios desse mercado, as expectativas de retorno, perspectivas de faturamento, entre outros detalhes.

Hoje a mineração de criptomoedas é rentável?

Sim, hoje ainda é rentável minerar criptomoedas, mas tornou-se uma operação industrial. Minerar em casa não acredito que seja rentável.

Quais são os requisitos para alguém que queira abrir uma empresa para minerar criptomoedas?

É uma operação industrial, de capital intensivo que requer, além de recursos financeiros, bons acordos com fornecedores e tecnologia aplicada.

Qual é o investimento necessário e que tipo de equipamento tem de ser comprado?

Para a operação ser rentável é preciso ter uma visão de economia de escala. Nesse sentido, estamos falando de investimento mínimo na casa de centenas de milhares de dólares. Sobre os equipamentos, usamos uma solução proprietária de hardware com aplicação de GPU (processador gráfico), mas ainda existem muitos investimentos em ASICs.

Leia também: Quiz: o que você sabe sobre a mineração de bitcoins?

Qual é a expectativa de taxa de retorno desse investimento?

Considerando a dificuldade média atual e o custo dos hardwares de janeiro de 2019, podemos considerar o retorno do investimento em 5 a 6 meses.

Vale a pena empreender sozinho nessa área ou é melhor se juntar a empresas já estabelecidas ou formar uma grande empresa de mineração?

Como colocado anteriormente, não faz mais sentido minerar sozinho, afinal estamos falando de um negócio em escala industrial. Dependendo da circunstância, pode ser ser rentável no curto prazo, mas faz mais sentido uma parceria com empresas maiores.

Qual é o faturamento mensal de uma empresa/empreendimento de mineração?

Depende principalmente do tamanho da operação. A Bitmain, por exemplo, teve uma receita de cerca de US$ 2 bilhões em 2018.

É preciso conhecer códigos com profundidade?

É imprescindível ter um time multidisciplinar com membros que conheçam códigos com profundidade. É um negócio de grande escala onde são necessárias múltiplas aptidões.

Hoje onde estão os maiores mineradores do mundo?

Boa parte das operações ficou por muito tempo concentrada na China, Islândia e Rússia, por possuírem características climáticas favoráveis e energia de baixo custo. Hoje, locais como Estados Unidos e Canadá tem crescido bastante