As startups blockchain estão trabalhando para tornar a tecnologia mais acessível, proeminente e mainstream. Enquanto alguns dos melhores projetos atuais estão relacionados à infraestrutura, outros são mais focados em serviços auxiliares. Sendo assim, trouxemos uma lista com 10 empresas que estão desenvolvendo sistemas únicos e com potencial disruptivo. A lista foi preparada pela Forbes.

BiKi busca trazer ativos digitais ao mainstream

A BiKi.com foi fundada em junho de 2018. Com sede em Singapura, é uma das principais bolsas de ativos digitais voltadas para o mercado global. Em menos de um ano, já acumulou 1,1 milhão de usuários registrados e 100.000 usuários ativos diários. Apoiado por Du Jun, co-fundador da Huobi exchange, a BiKi é uma das bolsas que vem apresentando crescimento mais rápido. A empresa tem como foco o mercado incremental global, com a missão de trazer ativos digitais para o mainstream.

Startup de blockchain foca em soluções corporativas

Com sede em Berlim e listada em bolsa, a Advanced Blockchain AG (ABAG) é uma das startups blockchain mais proeminentes da atualidade. Foi fundada pelo pioneiro crypto e co-fundador da peaq.io, Robert Küfner. A empresa é inovadora em soluções blockchain para corporações. Ela oferece uma solução DLT para um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo. Além disso, a ABAG foi recentemente selecionada para participar do capítulo sobre o Vale do Silício do German Acelerator, uma aceleradora alemã que auxilia empresas do país a entrarem no mercado dos EUA.

YottaChain democratiza processamento de dados

A YottaChain é uma blockchain pública que utiliza um modelo econômico e uma estrutura de governança exclusivas. Além disso, a startup possui tecnologia para conectar recursos globais de computação e armazenamento. Ou seja, ela dá as pessoas comuns a oportunidade de utilizar grande poder de processamento e armazenamento. Em 2018, a YottaChain foi uma das 20 finalistas do Campeonato Mundial Fundador no Vale do Silício.

Startup blockchain conecta credores e tomadores de empréstimos

Baseado em Barcelona, ​​HeroToken  visa a conectar credores e tomadores de empréstimos globalmente. Dessa forma, dará acesso ao crédito a pessoas sem acesso a recursos e destino a recursos que não estão em bancos. Certamente, é uma das startups blockchain que têm grande potencial de expansão global.

Protocolo de consenso triplo para criar a blockchain mais rápida

Com uma equipe de desenvolvimento global de engenheiros da Google, IBM, Huawei e GE, a Bitconch está usando um algoritmo de consenso prova de reputação (POR) para permitir que sua rede beta atinja 100.000 transações por segundo. Ou seja, seria a blockchain mais rápida do mundo. Para isso, ela usa três protocolos de consens: POW (proof of work) + POS (proof of stake) + POA (proof of activity).

Proteção de ativos digitais na mira das startups blockchain

A BREACH foi fundada com o objetivo de proteger seus ativos digitais. Ela conta com o apoio da PJC, uma empresa de capital de risco sediada em Boston. Para isso, a startup blockchain fechou parceria com seguradoras globais, especialistas em segurança cibernética e bolsas de valores. Alguns dos hacks recentes em exchanges está movimentando o uso de seguros na indústria de blockchain.

KaratGold une o melhor do ouro e do bitcoin

Com base na Alemanha, a Karatbars International GmbH é um ecossistema baseado em ouro, para soluções de blockchain transfronteiriças. O seu mais recente produto, o IMPulse K1 Smartphone, é o primeiro telefone que utiliza o Voice Over Blockchain Protocol (VOPB). Atualmente, a KaratGold Coin permite que os consumidores negociem ou comprem ouro em mais de 500.000 pontos em todo o mundo. Sendo assim, diante de toda a conversa atual do bitcoin versus ouro, essa startupblockchain oferece o melhor dos dois.

Primeira exchange crypto-to-security do mundo

A BISS é uma exchange na qual seus integrantes podem desfrutar de ofertas exclusivas. A exchange é a primeira exchange de crypto para títulos do mundo, ou seja, usuários podem trocar tokens por títulos. Dessa forma, minimizam a desvantagem da volatilidade crypto. Esse tipo de iniciativa vem despertando a atenção de investidores e instituições.

LiteLink Technologies Inc.

A LiteLink desenvolve plataformas empresariais e carteiras digitais que usam blockchain para resolver problemas nos setores de logística e pagamento. A principal plataforma logística da LiteLink, a 1SHIFT, oferece transparência e rastreamento em tempo real. Assim sendo, corretores, embarcadores e transportadores podem acompanhar remessas e fazer pagamentos de forma ágil. A uBUCK Pay é uma carteira digital de várias moedas, que conta com um token estável pareado ao dólar construído na blockchain da Waves. Essa wallet suporta fiat money e moedas digitais.

MetaHash

O MetaHash é uma rede para DApps e ativos digitais com a visão de criar uma nova internet. O MetaHash também oferece um conjunto de ferramentas para desenvolvedores e soluções para empresas. Seu protocolo, baseado em sincronização avançada de dados, suporta mais de 50.000 transações por segundo com três segundos de tempo de consenso. Assim, resolve a principal questão de velocidade. Com centenas de servidores operados pela comunidade, o MetaHash está se aproximando do seu objetivo de se tornar o mais rápido blockchain totalmente descentralizado.

E então, qual é o seu projeto favorito?