Rússia quer usar criptoativos em pagamentos internacionais

Proposta legislativa está sendo revisada pelo Ministério da Economia para incluir moedas digitais

Por Paulo Carvalho  /  30 de maio de 2022
© - Shutterstock

A Rússia está revendo sua legislação para integrar o mercado cripto ao sistema financeiro. De acordo com o Ministério da Economia do país, um projeto de lei pode ser votado abrindo caminho para a adoção de criptoativos em pagamentos internacionais.

Até o final de 2021, a Rússia tinha uma visão proibicionista diante dos criptoativos. No entanto, o país está mudando de ideia diante da restrição econômica no comércio internacional provocada pela invasão na Ucrânia.

Sendo assim, os criptoativos podem ser uma alternativa ao rublo russo, que sofre sanções por países como Estados Unidos e a Inglaterra. A proposta legislativa que trata da adoção cripto na Rússia está sendo revisada pelo Ministério da Economia.

O órgão está reformulando o projeto de lei, incluindo moedas digitais como forma de pagamento. Dessa forma, comerciantes russos poderiam receber criptoativos em negociações com outros países.

No entanto, o projeto de lei enfrenta resistência entre os órgãos que compõem o sistema financeiro russo. O Banco Central da Rússia seria a única instituição que ainda não aprovou a proposta legislativa.

Embora a Rússia pretenda adotar pagamentos com moedas digitais, os criptoativos devem continuar proibidos no país. A proposta legislativa que está em revisão pode incluir ainda restrição para exchanges e plataformas que operam no mercado cripto.

Segundo o projeto de lei, empresas sem licenciamento russo devem ser proibidas de operar no país. A Rússia pode ainda solicitar que exchanges armazenem informações sobre transações dos usuários por até três anos.

Além disso, a legislação prevê que os usuários somente poderão negociar criptoativos se submeterem ao processo de verificação de identidade. Desde o início de 2022 a Rússia estuda formas de aceitar criptoativos para driblar as sanções econômicas do Ocidente.


Tags