Restam menos de 2 milhões de bitcoins do estoque total

Mais de 90% de todos os bitcoins já foram minerados desde 2009

Por Paulo Carvalho  /  4 de abril de 2022
© - Shutterstock

Mais de 19 milhões de bitcoins já foram minerados na rede do criptoativo desde 2009. No total, restam menos de 2 milhões de unidades da moeda digital, que devem ser distribuídas como forma de recompensa para os mineradores.

O importante marco foi atingido pelo bitcoin na última sexta-feira (1). Ao contrário de moedas fiduciárias, que possuem um sistema inflacionário, a emissão do criptoativo é deflacionário, ou seja, a oferta diminui a cada quatro anos.

O bitcoin foi desenvolvido para apresentar um halving a cada quatro anos. O evento consiste na redução pela metade da recompensa por cada bloco minerado na rede do criptoativo.

De acordo com projeção do mercado cripto, 2 milhões de unidades de bitcoin serão distribuídas na mineração até 2140. No total, existem 21 milhões de bitcoins, sendo que 90% deles já foram emitidos pela rede Bitcoin.

O último halving foi acompanhado pelo mercado em 2020 e tudo indica que a próxima atualização na rede do Bitcoin deve acontecer em 2024. No próximo halving, a recompensa por cada bloco minerado cairá para 3,125 BTCs.

O próximo halving do bitcoin mudará a recompensa da mineração no bloco 840.000, e o evento deve atingir a rede do criptoativo no dia 4 de maio de 2024.
Até lá, a mineração de novos blocos reduzirá ainda mais o número de bitcoins para serem minerados.


Tags