Reguladores americanos debatem atuação dos bancos com criptoativos

Bancos poderiam armazenar moedas digitais, oferecer empréstimos e manter posições no balanço patrimonial

Por Paulo Carvalho  /  27 de outubro de 2021
© - Shutterstock

Reguladores americanos estão avaliando como permitir a custódia de criptoativos através de instituições bancárias. De acordo com uma recente declaração da presidente da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), Jelena McWilliams, um grupo de trabalho está debatendo como essa integração entre bancos e moedas digitais deve acontecer de forma regulada.

O rápido crescimento da oferta de criptoativos no mercado financeiro tradicional acendeu um alerta entre os reguladores dos Estados Unidos. Atualmente, o mercado crypto é avaliado em quase US$ 2,5 trilhões, e o bitcoin se transformou na 13º maior moeda do mundo.

Dessa forma, o estudo pretende criar um planejamento de integração entre o mercado financeiro tradicional e os criptoativos, com regras mais claras e ao mesmo tempo mantendo a capacidade de supervisão sobre as atividades.

Além de custodiar criptoativos, os bancos poderiam usar moedas digitais como forma de garantia de empréstimos para terceiros e até mesmo como diversificação do balanço patrimonial.

Em uma entrevista à Businesshala, a presidente da FDIC afirmou que é preciso oferecer essa integração entre criptoativos e bancos. Sem uma regulamentação aprovada até então para esse mercado disruptivo, os Estados Unidos estudam formas de democratizar o uso de moedas digitais pela população.

“Acho que precisamos permitir os bancos neste espaço, enquanto gerenciamos e mitigamos adequadamente os riscos”, disse Jelena McWilliams.

A reguladora esboçou ainda preocupação sobre a oferta de criptoativos fora dos bancos, já que a negociação desse mercado acontece majoritariamente através de exchanges.

“Se não trouxermos essa atividade para dentro dos bancos, ela vai se desenvolver fora dos bancos. Os reguladores federais não serão capazes de regulá-lo.”

Desde maio de 2021, um grupo de reguladores dos Estados Unidos estuda a viabilidade de integração do setor bancário com criptoativos, através de três órgãos. Além do FDIC, participam da atividade o Federal Reserve e o Gabinete do Controlador da Moeda.