Regulação do mercado cripto busca mais segurança para empresas do setor

Países apostam em criar ambiente favorável para criptoativos em busca de atrair plataformas e incentivar empreendedorismo

Por Redação  /  12 de abril de 2022
© - Shutterstock

O mercado cripto está sendo regulado em vários países que apresentam iniciativas para criar legislações voltadas para moedas digitais como o bitcoin. Essas medidas visam estimular a criptoeconomia, além de atrair negócios que atuam no setor cripto.

De acordo com entrevista ao Valor Investe do diretor de produtos e parcerias da Transfero, Safiri Felix, existe uma competição para criar um ecossistema regulatório cada vez mais favorável às empresas do mercado cripto.

Mercado cripto impacta economia

Com o enorme impacto provocado pelos criptoativos na economia, que em 2021 alcançaram mais de US$ 3 trilhões em capitalização, alguns países propõem criar leis para atrair plataformas do mercado cripto.

Esse é o caso de Dubai, que está se transformando em um pólo cripto com uma proposta de regulação considerada que pode beneficiar empresas. Assim como no emirado, os Estados Unidos pretende criar uma legislação para o setor.

Para Safiri Felix, existe uma corrida para desenvolver um ambiente regulatório que tenha capacidade de atrair empreendedores do mercado cripto, ao mesmo tempo que oferece mais segurança para os usuários.

“Vejo uma competição regulatória em que quem conseguir gerar a melhor estrutura como um todo para os empreendedores, ganha.”

Recentemente, Biden publicou um decreto sobre criptoativos que pede que órgãos do governo norte-americano apresentem estudos sobre o impacto do mercado cripto na economia.

Além disso, o documento fala sobre como o setor poderia ser regulado a partir desse estudo. O diretor de produtos e parcerias da Transfero explica que o decreto foi considerado amigável aos criptoativos.


Tags