O Governo Federal lança oficialmente nesta segunda-feira (30) a Rede Blockchain Brasil. O projeto pretende facilitar o uso da tecnologia para o gerenciamento de dados entre instituições públicas e de interesse público.

A Rede Blockchain Brasil (RBB) é resultado da parceria entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As duas instituições assinaram um acordo de cooperação técnica que criou a primeira rede blockchain pública do governo brasileiro. De acordo com o TCU, o projeto proporcionará mais segurança e transparência para processos de gerenciamento de informações.

“Com a expectativa da contribuição dessa tecnologia para o aprimoramento da segurança e da transparência nas transações de instituições públicas e de interesse público, o TCU e o BNDES assinaram um acordo de cooperação técnica para a criação da Rede Blockchain Brasil (RBB).”

Governo do Brasil usa blockchain

O Governo Federal utilizou a tecnologia para criar um projeto de uma rede pública e sem fins lucrativos. Sendo assim, a Rede Blockchain Brasil será lançada na tarde desta segunda (30).

Conforme diz a programação, a cerimônia acontecerá hoje, entre 15h e 17h para celebrar o lançamento oficial da RBB. O evento será no Auditório Ministro Pereira Lira, que fica na sede do TCU, em Brasília – DF.

Além da cerimônia presencial, o evento será transmitido gratuitamente pela internet, através do Youtube. O TCU orienta que o projeto deve abranger todo o país, garantindo mais segurança para atos e contratos públicos.

“A rede, pública e sem fins lucrativos, terá abrangência nacional e conectará as instituições participantes em uma estrutura de governança e infraestrutura tecnológica com o objetivo de facilitar a adoção da tecnologia blockchain em soluções voltadas ao interesse público.”

Caso tenha algum comentário ou contribuição para o PanoramaCrypto, entre em contato com a nossa Redação.