Quatro coisas que você não sabe sobre o Bitcoin Gold

Apesar de já ter sido uma das cinco principais criptomoedas em valor de mercado, atualmente o Bitcoin Gold (BTG)  ocupa o 40º lugar

Por Redação  /  14 de dezembro de 2019
© - Shutterstock

Apesar de já ter sido uma das cinco principais criptomoedas em valor de mercado, atualmente o Bitcoin Gold (BTG)  ocupa o 40º lugar. Desse modo, a criptomoeda não é mais tão debatida quanto antes. Para quem não conhece muito sobre esse ativo, trouxemos algumas informações relevantes.

O nome do Bitcoin Gold foi um acidente

Diferente do que muitos possam imaginar, o nome da moeda nada tem a ver com o ouro. De acordo com Alejandro Regojo, um dos cocriadores do Bitcoin Gold, não há nenhuma ligação entre os dois ativos. “É apenas um nome que achamos bom, não estávamos tentando criar uma associação entre Bitcoin e ouro”, disse ele, em entrevista ao Bitcoinist.

“É apenas um nome que achamos bom, não estávamos tentando criar uma associação entre Bitcoin e ouro.”

Satoshi Nakamoto é o criador

Apesar de Regojo ser citado como “cofundador” no site do Bitcoin Gold, a verdade é que ele não se sente à vontade com esse título, assim como os demais membros da equipe. Apesar dele ter participado da versão inicial do projeto, o fundador é Satoshi Nakamoto.

O BTG foi criado inicialmente como um hard fork do Bitcoin em 2017, projetado para manter a mineração justa para indivíduos e “combater o monopólio da Bitmain”. No entanto, Regojo ressalta que, ao contrário do Bitcoin Cash ou do Bitcoin SV, o Bitcoin Gold nunca esteve em concorrência com o Bitcoin.

A ideia é apenas implementar o Bitcoin de uma maneira similar à visão de Satoshi no whitepaper. Ele foi projetado para o uso diário e para permitir que os indivíduos explorem com uma CPU. “Um CPU, um voto” é o ethos do Bitcoin Gold. Os ASICs não podem minerar na rede Bitcoin Gold graças ao seu algoritmo Equihash que os mantém fora.


O Bitcoin Gold nunca pagou nenhuma taxa de inscrição

Mesmo passando por alguns desafios desde sua criação, o Bitcoin Gold conseguiu atingir fortemente o mercado. A criptomoeda já sofreu vários ataques públicos desde que foi lançado, incluindo um ataque DDOS durante o fork inicial, golpes de personificação e um ataque de 51% que atingiu as exchanges. “As pessoas entenderam a importância do que estávamos fazendo”, justifica ele o sucesso inicial da moeda.

Então, por que o ativo deixou de figurar entre as cinco principais do mercado e foi para o 40º lugar? Porque o Bitcoin Gold tem uma política de não pagar taxas de listagem. Eles também não pagam por nenhuma imprensa ou mídia.

Ele destaca que esta é única criptomoeda do top 100 que não paga taxas de listagem ou mídia. “É isso que pode acontecer se você não pagar pelas coisas.”

Muitos desenvolvedores também trabalham na rede do Bitcoin

Regojo e muitos outros desenvolvedores do BTG também trabalham na rede do Bitcoin. Ele destaca que pretende promover o progresso e a adoção de ambos e ensinar ao mundo sobre suas opções financeiras. Desse modo, o executivo ressalta ainda que há uma alternativa ao decreto, seja Bitcoin, Bitcoin Gold ou qualquer outra criptomoeda.

Por fim, ele explica que não é um tipo de maximalista de Bitcoin. “Vejo as 100 principais criptomoedas da Coinmarketcap como a nova geração de startups. Provavelmente 90% delas irão falhar, mas muitas serão bem sucedidas. As pessoas precisam saber que existem opções disponíveis.”

[ccpw id=”7255″]


Tags