Github: de ambiente de desenvolvedores ao de analistas de negócios

Github: de ambiente de desenvolvedores ao de analistas de negócios

Popular entre desenvolvedores, plataforma contém informações valiosas sobre os projetos de criptomoedas, que podem beneficiar também aos investidores

Github: de ambiente de desenvolvedores ao de analistas de negócios

Por Redação

O Github é a plataforma de compartilhamento de códigos de programação mais usada atualmente e lar de diversos projetos de blockchain. Nessa plataforma, é possível encontrar o código fonte de algumas das criptomoedas mais importantes atualmente, como bitcoin, ethereum e dash. Além disso, a ambiente também serve para unir experts em determinada tecnologia, criando comunidades para o desenvolvimento de diversos projetos.

A descrição do funcionamento do Github pode dar a impressão de que é um mundo restrito aos desenvolvedores. No entanto, analistas de negócios estão se beneficiando de informações contidas nos projetos sem saber escrever uma linha de código. Isso se deve à análise de informações estratégicas contidas nos projetos. Dentre características avaliadas, estão a frequência e o tipo de participação dos envolvidos no projeto, a quantidade de forks realizados e a de menções àquele projeto.

Leia também: Exchanges já usam plataforma da Nasdaq para mercado tradicional

Em relação aos quesitos técnicos, algumas outras observações podem enriquecer ainda mais a análise. A linguagem de programação utilizada, documentação do projeto e qualidade das alterações realizadas no código também são características importantes. Alguns projetos de blockchain possuem até mesmo a colaboração de renomados pesquisadores, em busca de melhorias para a tecnologia. Por isso, recentemente o professor Thaddeus Dryja propôs uma alteração na blockchain do bitcoin que poderia torná-la mais leve.

A importância da análise de projetos de blockchain no mundo dos negócios

Com inúmeros projetos de blockchain surgindo em diversas áreas de negócio, avaliar quais são promissores é uma tarefa complexa. Diante disso, muitos analistas têm seguido uma metodologia abordada pela Deloitte em uma pesquisa publicada em 2017. O artigo, intitulado Evolution of blockchain technology, Insights from the GitHub platform, debate a abordagem dos data scientists da empresa. O texto detalha componentes técnicos da análise de negócio voltada ao mercado crypto e pode ser de grande valor no seu próximo investimento.