Projeto criará criptomoeda para transações entre nações

Criptomoeda em desenvolvimento pelas autoridades econômicas da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos abre oportunidade para entrada desses ativos no mundo árabe

Por Redação  /  9 de janeiro de 2019
(Crédito: 123RF) (Crédito: 123RF)

As autoridades econômicas da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos estão desenvolvendo uma criptomoeda própria. O projeto terá o objetivo de melhorar as transações financeiras entre bancos e outras instituições financeiras dos dois países. Por isso, a utilização da criptomoeda não será aberta ao público geral, sendo acessível apenas por órgãos governamentais.

Mubarak Rashed Al Mansouri, Governador do Banco Central dos Emirados Árabes Unidos, acredita que a tecnologia crypto é eficiente. Por isso, está dialogando com a Autoridade Monetária Saudita (SAMA, no inglês) para desenvolver a fase inicial de estudo. No entanto, a visão otimista é apenas para a tecnologia das criptomoedas, pois o governo saudita não endossa o bitcoin.

Segundo Al Mansouri, está prevista uma prova de conceito focada na transferência de ativos entre Banco Central e outros participantes. O governador do BC ainda ressalta as oportunidades que a tecnologia traz, conforme publicado no portal de notícias Gulf News. Portanto, é uma grande oportunidade para agentes do mercado e reguladores entenderem os riscos envolvidos.

Criptomoedas para transações entre países

Uma das aplicações mais atrativas para as criptomoedas é a utilização em transações internacionais. Os bancos têm demonstrado muito interesse em utilizar essa tecnologia para aumentar a eficiência e diminuir custos. Recentemente, a American Express aprovou um teste realizado pela Ripple para um sistema de transferência entre países utilizando tecnologia blockchain.

O projeto desenvolvido pelos dois países pode abrir uma oportunidade para a regulação das criptomoedas em ambos os países. Ao perceber a eficiência da tecnologia para transferências internacionais, as autoridades regulatórias podem acabar enxergando as oportunidades que a utilização de outras criptomoedas podem trazer. Este projeto pode ser o início da adoção desses ativos pelo mundo árabe.


Tags