Por que investidores institucionais estão se interessando pelo bitcoin

Bolsas reguladas Bakkt e CME registraram demanda recorde, mostrando o aumento do interesse dos investidores institucionais no bitcoin

Por Redação  /  3 de janeiro de 2020
© - Shutterstock

Investidores institucionais estão se interessando cada vez mais pelo bitcoin. Uma queda recente no preço da criptomoeda fez aumentar o interesse derivativos crypto regulados no mercado norte-americano. O aumento da demanda foi lido pelo mercado como um sinal claro do aumento do interesse de investidores institucionais pelo bitcoin.

[ccpw id=”2949″]

Prova desse movimento foi a demanda registrada na Bakkt no fim de novembro. Naquele período, com o bitcoin em queda, a bolsa alcançou um novo recorde histórico em volume negociado. Ao todo, 2.728 contratos mensais futuros de BTC foram negociados em um dia, o equivalente a mais de US$ 20,3 milhões. Fenômeno similar ocorreu na CME.

Investidores institucionais investem no Bitcoin

Esse não é o único indicativo do aumento do interesse de investidores institucionais pelo bitcoin. Em um dos seus relatórios trimestrais, a Grayscale divulgou uma entrada de US$ 171,7 milhões em capital institucional no Bitcoin Trust. Segundo a empresa, este é o ingresso trimestral “mais pesado” nos seis anos de história do produto.

Devido à crescente demanda de investidores qualificados, a empresa protocolou uma declaração de registro voluntário no Formulário 10 na Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA em nome de seu Bitcoin Trust.

Se aprovado, o fundo de investimento passará a ser regulamentado pela SEC, dando mais segurança para investidores institucionais. E ele se tornaria o primeiro instrumento de investimento em ativos digitais criptografados a consegui-lo.

Se investidores institucionais estão aumentando seu interesse pelo bitcoin, o mesmo não se pode dizer dos investidores de varejo. O número de endereços com saldos maiores ou iguais a 0,1 BTC caiu significativamente em outubro.

Esses elementos mostram que o investimento institucional no bitcoin está amadurecendo. Fundos de investimentos, por exemplo, estão adicionando crypto a seus portfólios. Além deles, fundos de pensão também estão colocando um percentual de seus patrimônios em criptomoedas.

Com informações da CCN.