Banco inaugura uso da blockchain no segmento no Brasil

Iniciativa de dois empresários brasileiros está desenvolvendo o primeiro banco digital brasileiro que vai utilizar a blockchain nos seus serviços

Por Redação  /  15 de janeiro de 2019
© - Shutterstock

O banco Pitaia será o primeiro banco brasileiro a utilizar a tecnologia crypto como diferencial em seu negócio. O empreendimento dos empresários Augusto Santos e Simone Abravanel aposta no potencial das criptomoedas para revolucionar o sistema bancário brasileiro.

O Digital Bank oferecerá um serviço para compra e venda de criptomoedas e um cartão de débito. Além disso, será possível efetuar o pagamento de contas, transferências bancárias e a recarga de créditos para celulares. O banco também estuda a possibilidade de oferecer outros serviços, como uma linha de crédito e terminais ATM próprios.

O Pitaia será totalmente digital e já possui aplicativo para Android e iOS, máquina POS e cartão de débito. A utilização da tecnologia blockchain trará mais transparência e segurança para as transações realizadas pelo banco. Já o bitcoin pode diminuir os custos do banco em diversas transações, pois esse sistema tem se provado mais barato que o sistema bancário tradicional.

Clique aqui e leia também: Entenda por que as transações são mais baratas com bitcoin

A utilização da tecnologia crypto pelos bancos

Muitos bancos têm criado plataformas que buscam adotar a tecnologia crypto em seu negócio. Um exemplo é a empresa londrina Platio que está desenvolvendo uma plataforma que integra criptomoedas, moeda fiduciária e outros ativos. Esta parece ser uma tendência mundial graças a confiabilidade, facilidade e agilidade que as criptomoedas podem trazer ao sistema bancário. É necessário agora torcer para que o projeto seja bem desenvolvido para que se possa utilizar os benefícios dessa tecnologia.

O desenvolvimento do banco foi noticiado em uma publicação do portal E-Commerce News.


Tags