Para presidente do Banco Central, criptoativos fazem parte de um novo sistema financeiro

Presidente do Banco Central reconhece a importância das moedas digitais na composição do mercado financeiro do futuro

Por Paulo Carvalho  /  3 de dezembro de 2021
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante lançamento do Novo Marco de Garantias. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante lançamento do Novo Marco de Garantias.

Os criptoativos receberam um grande reconhecimento do presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, que participou de um webinar sobre o Real digital. De acordo com ele, as moedas digitais fazem parte de um novo sistema financeiro.

Campos Neto falou sobre o mercado crypto durante o 7° webinar “Tecnologias para emissão e compatibilidade com arranjos existentes”, que aconteceu na última terça-feira (30).

O presidente do Banco Central foi convidado para encerrar o ciclo de palestras que discutiu tecnologias voltadas para a criação de uma moeda digital através do Banco Central.

Enquanto falava sobre os desafios do real digital, Campos Neto comentou sobre a importância dos criptoativos no mercado financeiro. Com novas tecnologias e ferramentas, funcionalidades do mercado crypto podem ser incorporadas por instituições bancárias.

Além disso, o presidente do Banco Central afirmou que o processo de tokenização de ativos “é uma realidade”, assim como o “lançamento de ativos digitais” no mercado crypto.

“Essas tecnologias abrem espaço para novos modelos de negócios, modelos que possam atender à demanda da população por meios nativamente digitais de liquidação, tal como observado no ecossistema de criptoativos. A tokenização de ativos e o lançamento de ativos digitais é uma realidade.”

Embora o Real digital ainda não seja uma realidade no Brasil, Campos Neto disse que outras tecnologias podem ser criadas a partir da implantação da CBDC no futuro. Uma dessas ferramentas poderá proporcionar o uso da moeda digital através de transações offline, por exemplo, substituindo o uso do dinheiro físico.

“O papel moeda serve para essa finalidade, e à medida em que a tecnologia avance, outras soluções baseadas no real digital poderão se tornar viáveis.”

Com a presença de especialistas do mercado crypto, o 7° webinar “Tecnologias para emissão e compatibilidade com arranjos existentes” discutiu sobre tecnologias no mercado crypto, como tokens não-fungíveis (NFTs), contratos inteligentes, Finanças Descentralizadas (DeFi) e metaversos.

Transmitido pelo Youtube, você pode conferir o webinar na íntegra através deste vídeo: