Open banking será importante para o ecossistema de bitcoin

Movimento deverá ser muito significativo para o ecossistema de criptomoedas e deve ajudar a integrar as diferentes formas de pagamento hoje existentes

Por Redação  /  27 de fevereiro de 2020
© - Shutterstock

O novo sistema de pagamentos brasileiro, o Pix, deve entrar em funcionamento ainda este ano, com os primeiros testes sendo realizados neste mês. Em linhas gerais, ele vai ampliar as possibilidades e facilitar as transações financeiras entre as pessoas. E esse movimento, chamado de open banking, deverá ser muito importante para o ecossistema de bitcoin e ativos digitais criptografados, avalia a head de Business Development da Transfero Swiss Juliana Walenkamp.

Este é um dos projetos mais importantes que temos neste ano. O mundo demanda um instrumento de pagamento que seja barato, rápido, transparente e seguro.

“O open banking aumenta as possibilidade de transações entre pessoas, ou seja, você não tem um horário limite nem dia específico para transacionar. O movimento do BC em direção ao open banking é uma tendência mundial e ratifica a importância da blockchain para o sistema financeiro”, avaliou a executiva em participação no Panorama Transfero.

Transações entre usuários e exchanges de criptomoedas também deverão ser facilitadas com o open banking. O usuário poderá transferir e confirmar o depósito em instantes e transacionar com sua criptomoeda ou stablecoin preferida. O sistema tende também a integrar diferentes formas de pagamento, incluindo aquelas que usam criptomoedas.

blockchain
O próprio presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, vê relação com a Blockchain. Em declaração recente, ele admitiu que o open banking é uma resposta ao desenvolvimento da economia digital impulsionado pelos ativos digitais criptografados. E que o projeto vai unir todos os ‘elos’ da nova economia, como as novas formas de pagamento, as fintechs, os bancos tradicionais e o open banking.

“Este é um dos projetos mais importantes que temos neste ano. O mundo demanda um instrumento de pagamento que seja barato, rápido, transparente e seguro. Se pensarmos em termos de bitcoin e criptomoedas elas nascem desta necessidades, dessas características. E o Pix a nossa resposta a estes sistemas. O Pix é um projeto muito importante e vai ser o embrião de uma transformação total no sistema financeiro do país”, destacou Campos Neto, conforme noticiou o Cointelegraph.

Open banking vem crescendo além do bitcoin

O mercado de open banking vem crescendo no mundo de maneira geral. Principalmente na China, com o uso do QRCode nos chamados super apps. Por exemplo, no app do WeChat, o usuário consegue fazer de tudo. No Brasil, nos últimos três anos surgiram algumas fintechs com soluções interessantes na área de crédito, pagamentos com cash back.