O que está havendo com a tether?

Relatório publicado em dezembro pela Bloomberg analisou a situação envolvendo as reservas de fundos da tether, a stablecoin mais utilizada no mundo crypto

Por Redação  /  11 de janeiro de 2019
© - Shutterstock

A principal stablecoin do mercado crypto, a tether, segue crescendo em adoção, porém ainda há incertezas sobre suas reservas. Um artigo publicado pela Bloomberg analisou a situação da tether e levantou diversos pontos sobre a investigação de suas reservas. A empresa Tether assegura que a criptomoeda lastreada em dólar possui uma reserva que garante a equivalência de um dólar para cada tether emitido.

Recentemente, a U.S. Commodity Futures Trading Commission (CFTC) iniciou uma investigação para averiguar os fundos da tether. A empresa Tether passou por dificuldades em manter a sua conta bancária, perdendo a sua conta com um banco tailandês em 2017. Além disso, a companhia prometeu realizar auditorias oficiais em suas contas, mas isso nunca ocorreu. Por isso, muito boatos e receios sobre essa stablecoin começaram a se alastrar pelo mercado crypto.

A reserva para lastro das stablecoins

A empresa Tether e a exchange Bitfinex pertencem ao mesmo grupo de executivos, havendo a possibilidade de empréstimo de capital. O crescimento da adoção da moeda se deve, em grande parte, à confiança dos investidores. Tanto a tecnologia crypto como o modelo de negócio da Tether têm transmitido segurança aos seus usuários. Essas características são fundamentais para que os investidores a vejam como um “porto seguro” em tempos de volatilidade.

Embora a falta de comprovação para as reservas possa causar preocupação em alguns investidores, muitos não se incomodam. O sistema bancário tradicional não opera com reservas exatas equivalentes ao depósito de cada cliente. No entanto, isso não impede que seja amplamente utilizado pelo mundo. Certamente é necessário um mínimo de reserva para suportar momentos de crise, portanto é importante continuar pressionando a Tether a empresa seja aberta a auditorias e regulação do governo.


Tags