O que é mineração de bitcoins? Cripto Economía explica!

O que é mineração de bitcoins? Cripto Economía explica!

O que é mineração de bitcoins? Para que ela serve? Por que ela é necessária? Essa e outras perguntas são respondidas com a ajuda do canal Cripto Economía

O que é mineração de bitcoins? Cripto Economía explica!

Por Redação

O que é mineração de bitcoins? Para responder, vamos voltar um pouco no tempo. O bitcoin foi criado como uma alternativa de descentralizar o sistema bancário. Com isso, é possível movimentar fundos de uma conta para outra sem precisar de uma autoridade central ou intermediário. Assim, a tranferência de dinheiro é fácil. Mas você sabe o que é mineração de bitcoins?

O sistema de mineração foi criado para que o processo ocorra sem fraudes ou corrupção, já que não há um agente oficial para intermediar as transações. O canal Cripto Economía no youtube explica  como é feito esse processo.

Garantia da segurança

A mineração tem como objetivo manter a integridade e a segurança das movimentações. É através dela que as transações são validadas e registradas no blockchain (livro-razão público e descentralizado).

O processo de mineração conta com mineradores, que são computadores, responsáveis por verificar, transmitir e registrar essas transações no blockchain.

Porém, para que esse registro seja validado, os participantes precisam resolver cálculos disponibilizados pelas redes, como um enigma. Após a resolução desse cálculo, um novo bloco de transações é adicionado ao blockchain.

Os mineradores que participaram do processo recebem recompensas em bitcoins pelo seu esforço. Quanto maior o poder de mineração da rede, mais difícil será o cálculo matemático. Portanto, o processo de mineração se auto ajusta ao poder de mineração. Ou seja, quanto mais mineradores participam de uma rede, mais difícil será a resolução do enigma.