O que é a LedgerX e por que ela é importante para o mercado

LedgerX quer permitir que qualquer pessoa possa passar processos de know-your-customer (KYC) para negociar os contratos, não apenas clientes institucionais

Por Redação  /  15 de agosto de 2019
© - Shutterstock

A Comissão de Comércio de Futuros de Commodities dos Estados Unidos (CFTC) afirmou recentemente que a LedgerX ainda não foi aprovada pelo órgão para oferecer contratos futuros de bitcoins liquidados fisicamente. A declaração contraria as afirmações da empresa, que afirmava já ter lançado os primeiros contratos futuros de bitcoin. Desde a declaração da CFTC, os funcionários da LedgerX reconheceram que os lançamentos não aconteceram.

O que é a LedgerX?

A LedgerX tem a proposta de oferecer um novo produto para investidores institucionais e de varejo. A ideia é permitir que qualquer pessoa que passe pelos processos de know-your-customer (KYC) possam negociar os contratos, não apenas clientes institucionais com milhões em ativos.

O CEO da LedgerX, Paul Chou, disse em entrevista ao CoinDesk que clientes de varejo podem negociar o produto usando a nova plataforma Omni da empresa, que já teria entrado em operação. Já os clientes institucionais podem negociar futuros com qualquer outro produto da LedgerX.

Embora o LedgerX não seja o primeiro fornecedor de futuros de bitcoin nos EUA, é o primeiro a oferecer futuros físicos. Ou seja, a diferença é que os clientes recebem o bitcoin real em que apostam quando os contratos vencem, em vez do equivalente em dinheiro.

contrato bitcoinAlém disso, os clientes não precisam colocar dólares americanos para apostar no produto. Chou explicou que os traders podem comprar contratos usando bitcoin. Ele acredita que esta é a primeira vez que uma empresa regulada permite que os clientes depositem bitcoins como garantia para um contrato.

Por que ela é importante para o mercado?

Desse modo, os clientes não precisam esperar por transferências bancárias ou outras limitações do sistema bancário dos EUA para participar. “Como os depósitos são realizados em bitcoin, não é necessário usar o sistema bancário dos EUA. É por isso que a solução física é muito importante”, disse ele. O executivo define ainda o projeto como um dos casos de uso mais exclusivos do bitcoin, no qual as criptomoedas são usadas como a única garantia.

Isso é possível usando o contrato fisicamente estabelecido. “Como uma commodity digital, o bitcoin negocia em qualquer horário, todos os dias. Então, se você quer negociar na noite de domingo, não precisa que o sistema bancário esteja aberto.”

Licenças

A LedgerX revelou que estava procurando oferecer futuros de bitcoin em abril, tendo entrado com pedido na Comissão de Comércio de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) para as licenças necessárias em novembro de 2018. A CFTC concedeu ao LedgerX uma licença de mercados de contratos designada (DCM) em julho, dando à plataforma a aprovação final de que precisava. 

A empresa começou a oferecer derivativos de bitcoins liquidados fisicamente em 2017. No entanto, seus produtos de opções e swaps foram inicialmente voltados para clientes institucionais.

Desde então, a LedgerX vem trabalhando para garantir que qualquer pessoa possa negociar seus produtos, disse Chou. “Estamos envolvidos neste negócio nos últimos seis anos e não só temos conseguido envolver as instituições, mas também gastamos muito tempo educando os reguladores sobre o porquê isso é importante”, disse.

O executivo acrescentou ainda que as “criptomoedas são para todos e não pretendemos oferecer apenas para hedge funds ou clientes institucionais.”