O que considerar ao escolher uma exchange de criptomoedas

As exchanges são o primeiro passo para alguém negociar bitcoin e altcoins; veja quais fatores levar em consideração ao escolher uma

Por Redação  /  25 de janeiro de 2019
© - Shutterstock

Escolher uma exchange para poder comprar e vender bitcoins e altcoins pode ser desafiador. Afinal, existem centenas de exchanges de criptomoedas no mercado atual. Com inúmeros fatores e recursos a serem levados em conta ao escolher uma firma, usuários novatos podem ficar perdidos sobre a melhor opção. Segundo a empresa CoolWallet S, existem alguns fatores a levar em consideração para escolher uma exchange.

Começando

Se você acabou de entrar no mundo do blockchain e do crypto, provavelmente vai querer compras moedas digitais via moeda fiat (fiduciária). Portanto, o primeiro passo é escolher uma exchange que permita que você compre seus bitcoins e altcoins com cartão de crédito ou débito. Grandes corretoras como a Coinbase.com oferecem essa opção.

Mas essas corretoras maiores acabam trabalhando apenas com os ativos mais populares. Portanto, em um segundo momento quando houver a necessidade de se aprofundar em outros ativos, essas empresas não serão suficientes. Por isso, outros fatores terão de ser levados em conta.

Importante lembrar que as exchanges devem ser usadas apenas para comprar e vender bitcoins e altcoins, nunca como forma de armazená-los. Uma vez que a quantidade desejada for comprada, é recomendável transferir os recursos para uma wallet local ou online.

Localização geográfica

Antes de inscrever-se em uma exchange, verifique se ela está acessível em seu país e legalizada. Existe, por exemplo, a chance de determinado país impedir que seus cidadãos acessem uma firma crypto. Além disso, é importante escolher uma instituição que está numa jurisdição a qual você é familiar ou que pode recorrer em caso de algum conflito.

Volume e liquidez

Um grande volume de negociações geralmente é um bom indicador da liquidez de uma firma do tipo. Bem como da capacidade atender ao pedido de um usuário em qualquer ponto do dia. Por isso, com base no tipo de negociação que você deseja, a liquidez é um fator extremamente importante, pois dará a dimensão exata da sua capacidade de comprar ou vender ativos digitais. No entanto, é bom estar atento pois, recentemente, surgiram casos de wash trading por parte dessas empresas.

Segurança, anonimato e suporte

Além de wash trading, muitas corretoras foram alvos de hacks que fizeram com que seus clientes perdessem dinheiro. Por isso, a segurança deve ser uma das maiores prioridades ao se escolher uma exchange. Então, ao escolher uma empresa, veja se ela oferece as opções de autenticação de dois fatores, captchas complexos e inscrição anônima.

Diversifique

No momento em que o investidor se interessa por adquirir outros ativos digitais que não os tops do mercado, será necessário escolher uma corretora que tenha esses ativos listados. A Binance, por exemplo, é a maior segundo o CoinMarketCap. Mas como não trabalha com moeda fiduciária, operar na Binance exige que o investidor tenha antes uma conta em exchanges como a Coinbase.


Tags