Nove gigantes que estão investindo na blockchain

Nove gigantes que estão investindo na blockchain

A tecnologia vem ganhando cada vez mais adeptos à medida que novos usos vão sendo pensados. Veja algumas das grandes que já anunciaram investimentos nessa indústria

Nove gigantes que estão investindo na blockchain

Por Redação

A blockchain viabilizou a tecnologia que hoje está por trás das criptomoedas. Mas ainda há inúmeras oportunidades a serem exploradas. Por isso mesmo, grandes companhias estão apostando na tecnologia. Entre elas, Google, Apple, Microsoft, Shell e outras. E isso não deve parar por aí. Uma das últimas a anunciar a entrada na indústria de blockchain foi a sul-coreana Samsung, segundo o portal Crypto News Media. A fabricante entrou com pedio de patente para adicionar funcionalidades de criptomoedas e blockchain em seus futuros smartphones.

Rumores dão conta que o Samsung Galaxy S10 trará funcionalidades para criptomoedas. Os telefones virão como uma hot wallet (para transações) e cold wallet (para armazenamento). E todas as informações relativas a transações será armazenada na blockchain da fabricante.

Além da Samsung, outras gigantes de tecnologia anunciaram ao longo deste ano a entrada na blockchain. Veja algumas delas, em ordem alfabética:

Allianz

Logo da Allianz

A companhia de seguros está desenvolvendo um protótipo de auto seguro. Além disso, com a tecnologia, a seguradora acredita que as transações internacionais de seguros possam ser aceleradas e simplificadas. A ideia é a blockchain da seguradora se vincular à API CitiConnect API, do Citi, viabilizando os pagamentos. Inicialmente, a intenção é usar dólares, mas eventualmente se expandir para outras moedas.

Alphabet

Logo Alphabet

A Alphabet, dona do Google, estaria investindo em diversas frentes no desenvolvimento de recursos relacionados à blockchain. Um deles, seria o seu próprio registro distribuído baseado na tecnologia. Ou seja, uma plataforma para que terceiros podem usar para colocar e verificar transações. Além disso, a companhia também estaria apostando em serviços baseados na nuvem com o uso da blockchain.

Amex

Logo Amex

A American Express alega ter testado com sucesso sistema de pagamentos internacional em tempo real desenvolvido pela Ripple. A empresa está interessada em entender melhor a blockchain. Atualmente, a Ripple está trabalhando em conjunto com a Amex e o Santander para criar uma solução de pagamento em tempo real utilizando a blockchain.

Apple

Logo Apple

A fabricante de Iphones, Ipads e Macs protocolou uma patente para usar a tecnologia blockchain para dados de registro de data e hora.  Além disso, há rumores de que a gigante tem intenção de trabalhar num sistema de pagamentos com o uso da tecnologia.

Microsoft

Logo Microsoft

A Microsoft anunciou que o seu serviço de blockchain na nuvem será capaz de se integrar ao sistema da Nasdaq. Chamado de Microsoft Azure Blockchain, o serviço já é utilizado por diversos negócios, incluindo alguns da própria empresa. O Xbox, por exemplo, adota a plataforma para que editores de jogos possam acessar seus demonstrativos de royalties. Contudo, a integração com a Nasdaq será a primeira aplicação da plataforma em uma bolsa de valores.

Shell

Logo Shell

Um grupo de empresas lançou em novembro a plataforma Vakt que utiliza a blockchain para controle de contratos. O intuito inicial da plataforma é registrar os contratos realizados entre empresas petrolíferas do Mar do Norte. Dentre elas está a anglo-holandesa Shell. A utilização da tecnologia blockchain permitirá às empresas petrolíferas integrar o mercado, eliminar custos e aumentar a transparência.

Sony

Logo Sony

A tecnologia blockchain será utilizada pela Sony para registro de direitos autorais para conteúdo digitais. O projeto será dedicado ao registro de material educativo, facilitando a verificação da autoria do conteúdo. A empresa defende o potencial da tecnologia para registrar de forma confiável os dados relacionados a autoria das obras. Por isso, aposta no projeto para facilitar o registro e o processo de comprovação da autoria.

Toyota

Logo Toyota

A japonesa Toyota é um dos membros fundadores da Blockchain Mobility Consortium. A empresa pesquisa formas de pagamentos com a blockchain viabilizarem carros autônomos. A fabricante considera que a blockchain pode ajudar a analisar a enorme quantidade de dados esperados de sensores nesses veículos. E também em estradas e outros novos dispositivos de transporte.