Não entre em um ICO antes de ler este guia de iniciante

ICO são diferentes de IPO na maior parte dos aspectos, por isso é necessário analisá-los com cautela antes de investir em um

Por Redação  /  2 de maio de 2019
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Quando a onda de criptomoedas ganhou o mundo no ano passado, com ela vieram os ICO. Sigla para Initial Coin Offering ou Oferta Inicial de Moedas, o ICO é basicamente o lançamento de um token ou de uma criptomoeda. Mas como avaliar um ICO? Em artigo no Mediu, a Alt Coin Magazine preparou um guia para avaliar um.

Diferente de um IPO

ICOs não são a mesma coisa do que IPOs. A única semelhança é que ambos apresentam ao público uma oportunidade de investimento. Já as diferenças são muitas. Por exemplo, um IPO costuma ser feito, em média, 10 anos depois de uma empresa estar no mercado. Já um ICO é feito no estágio inicial de um negócio.

ICO costumam ser mais lucrativos que os IPO. Já que, quando há o investimento em uma empresa em um estágio inicial, é possível comprar os tokens ou moedas com taxas muito baratas. Já as empresas que fazem IPO permitem apenas que investidores de capital de risco e investidores anjos invistam numa fase inicial.

Como identificar uma boa oportunidade?

Em primeiro lugar, para investir em ICO potencialmente lucrativos, é necessário saber onde procurá-las. Confira abaixo uma pequena lista de websites que mantém atualizações sobre as ICO futuros e em andamento:

ICO Bench

ICO Watchlist

List ICO

ICO Alert

Top ICO List

Coin Schedule

ICO Tracker

ICO Rating

Whitepapers

Um whitepaper é um documento que contém seis partes fundamentais. São eles o problema atual da indústria, a solução proposta, a tecnologia a ser usada, o roteiro da empresa, a equipe por trás da ideia, o token, seu uso e sua economia.

Uma vez conhecido o problema que a empresa pretende resolver, é possível fazer mais pesquisas e concluir quais são as chances de sucesso da solução proposta.

Assim, ao perceber que a solução é boa o suficiente, esse pode ser um ponto de partida positivo. Em seguida, é preciso realizar uma pesquisa completa sobre a equipe do projeto. A melhor maneira de fazer isso é examinar os perfis do LinkedIn dos principais participantes dos projetos. Dessa forma, é possível ter uma ideia clara de quanta experiência a equipe tem no campo em que seu projeto se baseia.

Concorrência

Na hora de escolher em qual ICO investir, vale ficar atento e perceber se a empresa visa resolver um problema que já recebe muita atenção. Além disso, vale analisar também se há outras empresas mais estabelecidas como concorrentes que atuem no mesmo foco. Sendo assim, a dica é procurar ICOs que pretendem praticar uma solução exclusiva.

Assessores e Parceiros

Se um projeto conta com um grupo de consultores com experiência em levantar empresas de milhões de dólares, esse é um bom sinal. Além disso, projetos que fizeram parceria com empresas de renome também indicam que eles têm um grande potencial.

Venda privada

As vendas privadas destinam-se a capitalistas de risco e investidores anjos. Sendo assim, se há grandes nomes associados à venda privada de um projeto, a ICO tem uma grande probabilidade de obter bons resultados.

Fóruns de discussão

Verificar os comentários de pessoas interessadas em fóruns de discussão. Sites como o Reddit, o BitcoinTalk, o Coincompare,  também podem render informações importantes sobre o ICO. Com isso, também será possível obter diferentes perspectivas da ICO, a partir de diferentes pontos de vista.

Mídia social

Ao iniciar a buscar por ICOs, é recomendado avaliar a presença do projeto nas plataformas de mídias sociais. Portanto, um bom número de seguidores no Facebook e no YouTube, assim como grandes grupos no Telegram, e um site com um número razoavelmente alto de espectadores são consideradas vantagens para a ICO. Além disso, projetos mal comercializados em mídias sociais e com pouco seguidores não são um bom indicativo.