Mineração de bitcoins com energia de Itaipu? Temos

Blockchain Technology Foundation firma acordo com o governo paraguaio para utilização de energia mais barata com o intuito de construir o maior hub de mineração de bitcoins do mundo

Por Redação  /  26 de novembro de 2018
Crédito: Divulgação Itaipu Binacional Crédito: Divulgação Itaipu Binacional

Parte da energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu será usada para a mineração de bitcoins. Esse será o resultado de um acordo firmado entre a Blockchain Technology Foundation e o governo paraguaio. A empresa com sede na Coreia do Sul estava buscando uma parceria com uma empresa produtora de energia. O objetivo é conseguir energia mais barata para a construção do maior hub de mineração do mundo. O projeto está sendo chamado de Golden Goose e também contará um uma exchange para transação das moedas mineradas. O acordo foi noticiado pelo portal CCN que destacou o potencial de produção energética da usina de Itaipu.

Pelo acordo firmado, a Blockchain Technology Foundation terá cinco anos de energia abaixo do preço de mercado. Além disso, o governo também proverá uma área de 50 mil metros quadrados para a construção da infraestrutura do projeto. Como não podia deixar de ser, a arrecadação de fundos será realizada por meio de um ICO. Os donos dos tokens terão direito a uma porcentagem das moedas mineradas e também uma porcentagem dos lucros da exchange.

O Paraguai, assim como o Brasil, não possui regulação para o mercado de criptomoedas. Por isso, esse projeto pode ser uma ótima oportunidade para que o governo paraguaio inicie esse processo. Além disso, a tecnologia que será levada para o país poderá gerar muitos outros projetos relacionados às criptomoedas.

Itaipu é uma usina binacional, ou seja, pertence ao Brasil e Paraguai. A usina tem capacidade de produção de 14 mil MW, sendo metade pertencente a cada lado. Essa capacidade é suficiente para fornecer energia para 30 milhões de habitantes. A energia hidrelétrica é uma das mais baratas que existem. Portanto, faz todo o sentido usar a energia da usina para mineração de bitcoins, tarefa que exige poder de processamento e altos gastos de energia.

A relação entre o mercado de energia e o mercado de criptomoedas

Existe uma forte tendência para que a tecnologia das criptomoedas seja utilizada em diversas áreas da economia. Como existe uma forte ligação entre as criptomoedas e os gastos energéticos, a tendência é que esses dois mercados criem correlações. Mesmo que as criptomoedas se tornem mais eficientes no consumo de energia, a relação de dependência sempre irá existir. Por isso, acordos como estes devem se tornar mais comuns futuramente, criando uma forte colaboração entre estes dois mercados.