Mercado de opções sinaliza visão pessimista de curto prazo para o Bitcoin

Movimento não era visto desde maio de 2021, quando o bitcoin quebrou cotação recorde de US$ 64 mil

Por Paulo Carvalho  /  1 de dezembro de 2021
© - Shutterstock

Depois de cair mais de 10% com o temor da nova variante Ômicron do coronavírus, o preço do bitcoin segue sob risco de correção. De acordo com um indicador do mercado de opções de bitcoin, as posições de venda superaram as posições de compra.

O gráfico Laevitas mostra que desde maio de 2021, quando o bitcoin bateu recorde de preço de quase US$ 64 mil, os contratos de opções de compra com vencimento de seis meses não superaram a ponta de vendida.

Com o indicador enviesado de 180 dias se transformando em positivo novamente, o movimento pode sinalizar uma tendência de baixa para o bitcoin.

Segundo o gráfico Laevitas, o movimento do indicador pode apresentar um posicionamento de proteção de investidores contra grandes movimentos de venda, ocasionado pelo aumento da volatilidade.

Porém, nenhum volume anormal de transações foi observado no mercado de opções de bitcoin, pontua o indicador.

“As pessoas parecem estar licitando por proteção contra desvantagens. No entanto, ainda não vimos volumes significativos.”

Por outro lado, o indicador positivo pode não demonstrar necessariamente um movimento de queda prolongada do preço do bitcoin no próximo semestre.

Com uma grande variação na cotação do criptoativo, o valor dos papéis de seis meses no mercado de futuros podem aparentar um preço bem abaixo daquilo que a moeda digital alcançará em breve.

Dessa forma, os usuários podem utilizar essas opções de venda a longo prazo em busca de aumentar suas posições lucrativas com a variação de preço do bitcoin no futuro.

Além das opções de seis meses, desde o início de novembro de 2021 os papéis de uma semana, um e três meses apresentaram uma grande variação entre as posições de compra e venda no mercado de opções de bitcoin.


Tags