Lightning Labs lança protocolo de autenticação e pagamento

Batizado de LSAT, o protocolo se integra com camada de pagamentos rápidos do bitcoin e permite novos modelos de negócio para provedores de serviços na Web

Por Roberto Santacroce  /  8 de abril de 2020
© - Shutterstock

O Lightning Labs lançou um novo padrão de protocolo que permite a empresas na Web venderem seus produtos e serviços por meio de micro-pagamentos, sem a necessidade de fornecerem um login, e-mail ou senha para os usuários. Batizado de Lightning Service Authentication Tokens (LSAT), o protocolo de pagamento e autenticação funciona integrado com a camada de pagamentos rápida do bitcoin, a Lightning Network. Junto com o protocolo, a empresa também lançou o Aperture, um sistema que trabalha como uma espécie de API gateway, acelerando a implementação de pagamentos em sistemas já existentes. 

A autenticação dos usuários nos serviços se dá por um registro criptograficamente verificável. O LSAT fornece aos usuários um recibo de cada compra que eles fazem na Lightning Network. E esse recibo será a credencial verificável por criptografia do usuário para ele se logar futuramente no mesmo serviço, de acordo com Olaoluwa Osuntokun, CTO do Lightning Labs. “Um LSAT é essencialmente um login obtido por meio da Lightning para um serviço ou recurso específico”, disse Osuntokun.

lightning network
O protocolo permite vários novos casos de uso, modelos de negócios e aplicações, todas usando a Lightning Network como forma de pagamento. Por exemplo, ele permite a criação de serviços ou recursos que vão sendo pagos pelo usuário à medida em que são utilizados, em vez de pagar por uma assinatura, por exemplo. Se o usuário parar de pagar, o recurso poderá ser suspenso, coletado e realocado para outro usuário pagante. Entre os serviços estão processamento, hospedagem de servidores, espaço em disco bruto, vídeos e leitura de notícias. 

Inovações que têm sido feitas usando o protocolo base do bitcoin como plataforma para resolver problemas de computação distribuída, como distribuição de credenciais para acesso a conteúdo e serviços, trazem uma redução drástica em escopos, investimento em desenvolvimento e compras de ferramentas para projetos que visam gerar receitas através de serviços digitais.

+Leia também: Bitfinex tem novo suporte para saques de Bitcoin pela Lightning Network

Além disso, o desenvolvimento dessa nova ferramenta mostra o quanto ainda tem por ser feito para desenvolver a blockchain do bitcoin. Esse novo protocolo traz um grande exemplo de como existe um universo de inovações e novos modelos através do bitcoin.

Para o CTO do Lightning Labs, o protocolo oferece uma experiência mais direta e mais privacidade ao usuário final, porque o servidor em si não tem conhecimento de quem pagou pelo token para usar os produtos e serviços vendidos.