França abre as portas para seguros baseados em criptomoedas

França abre as portas para seguros baseados em criptomoedas

Lei aprovada recentemente pelo parlamento francês permitirá que seguradoras ofereçam seguros de vida em criptomoedas

França abre as portas para seguros baseados em criptomoedas

Por Redação

Novas determinações em uma lei aprovada recentemente pelo parlamento francês permitirão que as seguradoras do país ofereçam seguros de vida em criptomoedas. A informação foi confirmada pelo deputado Joel Giraud, em declarações ao portal local Les Echos. A notícia foi destaque no site Criptonotícias.

O que foi aprovado?

Após 18 meses de debate e cerca de 8.500 emendas, a Assembleia Nacional da França aprovou a Lei de Plano de Ação para o Crescimento e Transformação Empresarial ou o Pacto da Lei (Loi Pacte, no original em francês). Segundo a mídia local, esta é a primeira vez que a legislação francesa apresenta um documento que inclui os “ativos digitais”.

Como o texto trata os criptoativos?

O texto define quais são os serviços baseados nos criptoativos permitidos e determina os provedores autorizados para oferecê-los. Além disso, autoriza a criação de Fundos Profissionais Especializados (FPE), baseados em bitcoin e outros criptoativos. Por último, permite que as seguradoras ofereçam contratos de seguro de vida de FPS. Assim, esses fundos poderão ser usados como veículo de investimento em bitcoin.

Como foi a repercussão local?

Os meios de comunicação franceses apontam que os FPEs são produtos financeiros voltados para investidores profissionais. Para isso, é necessário ser um investidor ativo e ter uma carteira financeira de pelo menos 500 mil euros.