O ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, está utilizando a tecnologia blockchain para criar uma web descentralizada. Chamada Web5, a plataforma terá foco em verificação digital de identidade, e pode utilizar uma rede monetária baseada totalmente em bitcoin.

A novidade foi anunciada recentemente pela subsidiária Block TDB. Através da plataforma Web5, os usuários poderão desenvolver aplicativos descentralizados por meio de identificadores descentralizados (DIDs).

De acordo com a proposta de Jack Dorsey, além do uso do criptoativo para monetizar o negócio, todo o ecossistema da Web5 será criado a partir da rede Bitcoin.

Web5 será criada através da rede Bitcoin

A Web5 representa o verdadeiro conceito de descentralização da internet defendido por Jack Dorsey. Para ele, o projeto da Web3 nunca alcançará totalmente a descentralização de dados.

Embora a Web3 utilize a tecnologia blockchain para criar um movimento de descentralização da internet, a Web5 será diferente. A plataforma que o ex-CEO do Twitter está construindo será centralizada apenas na rede blockchain Bitcoin.

Recentemente, o usuário Namcios explicou no Twitter como funcionará a Web5 na prática. A plataforma em desenvolvimento por Jack Dorsey pretende devolver o controle da gestão de dados para os próprios usuários.

“No modelo atual da web, pessoas são usuários que não possuem seus dados nem se identificam. Eles recebem contas de empresas e seus dados são mantidos em ‘cativeiro’ em aplicativos de silos. Para criar uma nova classe de aplicativos e protocolos descentralizados que colocam os indivíduos no centro, devemos capacitá-los com identidade própria e restaurar o controle sobre seus dados.”

Apenas uma blockchain

Em uma sequência de tweets sobre a Web5, Namcios orienta que todos os dados serão armazenados de forma descentralizada, em aplicativos criados na plataforma. Ele reforça ainda que o sistema utilizará apenas uma rede blockchain.

“A Web5 é composta por componentes de software. Essas peças permitem que os desenvolvedores se concentrem na criação de experiências do usuário enquanto permitem o armazenamento descentralizado de identidade e dados em aplicativos. Ela aproveita a tecnologia descentralizada existente sem blockchains além do Bitcoin.”

Jack Dorsey defende que o bitcoin desempenhará um papel importante como o dinheiro da internet futuramente. Além da rede servir como suporte para o desenvolvimento da Web5, o criptoativo assumirá a monetização de todo o ecossistema da plataforma.

Caso tenha algum comentário ou contribuição para o PanoramaCrypto, entre em contato com a nossa Redação.