A Transfero Swiss se uniu à startup brasileira MyToken e à japonesa Style Car Shop, para iniciarem um processo de tokenização de um veículo esportivo raro. O carro será um Nissan GTR Skyline V-Spec II, modelo conhecido mundialmente por ter sido utilizado na série de filmes Velozes e Furiosos e no jogo Need For Speed. Na prática, os detentores dos tokens se tornam donos do carro.

O projeto GTR Token nasceu da parceria entre as três empresas, visando a criação de tokens que representam o valor de um veículo real. Com a tokenização do veículo, interessados de qualquer lugar do mundo podem investir digitalmente no mercado de carros de luxo – nesse caso, este fica no Japão.

Segundo os responsáveis pelo projeto, a escolha pelo Nissan se deu após meses de estudos. O grupo avaliou modelagens financeiras e saiu em busca do veículo ideal. Ainda de acordo com os organizadores, este é um carro raro e que conta com apenas duas unidades em todo o mundo, sendo que uma delas está em um museu.

Além disso, as empresas ressaltaram que a expectativa é que o auge da valorização do carro seja alcançado em 2025. Isso acontecerá devido o fim da vigência da Lei dos 25 anos para esse carro específico. “O valor alvo de venda dos tokens em 2020 é de US$ 220 mil. Já o valor alvo de revenda em 2025 do carro é de US$ 400 mil”, disseram as fontes ao Cointelegraph.

O carro será guardado em uma garagem especializada no Japão e poderá ser monitorado em tempo real pelos investidores. Os organizadores também estudam a possibilidade de permitir a visitação ao veículo tokenizado.

Não só existe token para carros de Velozes e Furiosos

Fazer parte da indústria bilionária de carros raros hoje em dia já é possível. Algumas plataformas, como a CurioInvest, permitem que o investidor seja dono de uma fatia do veículo, fazendo assim parte de um seleto clube de investidores que compra e vende carros colecionáveis como ativo de investimento.

A compra de pedaços desses carros se dá por meio da aquisição de security tokens, cujo preço varia de acordo com a “cotação” desses carros no mercado. Os recursos são usados para comprar de fato o carro para futura revenda. Os detentores dos tokens ganham o direito de receber os lucros da revenda do veículo.

O investidor pode diversificar seus investimentos comprando tokens de diferentes carros de luxo. Dessa forma, pode ainda, montar a garagem dos seus sonhos, nem que ela seja feita apenas de uma representação criptografada do ativo real.