Investidores institucionais preferem OTC para criptomoedas?

Mercado de balcão pode ser a alternativa encontrada por investidores institucionais no mercado de criptomoedas que querem fugir das taxas da exchanges

Por Redação  /  3 de outubro de 2018
Photo by energepic.com from Pexels Photo by energepic.com from Pexels

Não é novidade que investidores tradicionais têm sido cada vez mais atraídos para o mercado de criptomoedas. No entanto, eles podem já ter se tornado os maiores compradores e estar influenciando sua dinâmica. É o que afirma Bobby Cho, líder global de trading na Cumberland na reportagem publicada pela Bloomberg.

O comportamento habitual dos mineradores em aguardar grandes flutuações do mercado de cripto tem dado lugar a vendas regulares. Isso se deve ao padrão de flutuação que tem se mantido em uma faixa estreita de valor. Assim, seguindo essa dinâmica, fundos de hedge tem se tornado os grandes compradores, superando investidores individuais. Isso demonstra a crescente profissionalização do mercado de criptomoedas, que tem atraído cada vez mais investidores institucionais.

Este cenário e a adoção pelo mercado financeiro tradicional pode parecer contrastante com a desvalorização de algumas criptomoedas. No entanto, segundo afirmação do Digital Asset Research, é provável que a queda do volume das transações no mercado de balcão, conhecido pela sigla OTC (over-the-counter) em inglês, não tenha ocorrido na mesma proporção da queda no valor das criptomoedas em 2018.

O mercado de balcão pode oferecer características atrativas para muitos investidores, como a possibilidade de fugir dos valores negociados nas exchanges e a maior variedade de criptomoedas possíveis de serem negociadas. Desse modo, a difusão do mercado de cripto pode estar evoluindo com uma velocidade maior do que a aparente. É importante se atentar para análises como estas para entender os caminhos seguidos por este mercado que se desenvolve de forma promissora.


Tags