Acesso à Internet é catalisador para criptomoedas

Relatório do Deutsche Bank vê correlação direta entre o crescimento da Internet e da blockchain e projeta 200 milhões de carteiras de criptomoedas em 10 anos

Por Redação  /  7 de abril de 2020
© - Shutterstock

O desenvolvimento da Internet é o principal catalisador para a aceitação das criptomoedas em nível global, na avaliação do CEO da Stasis, Gregory Klumov, em artigo publicado no Cointelegraph. Ele menciona pesquisa recente do Deutsche Bank para embasar seu argumento. Em relatório, o banco mostrou que nos primeiros dez anos de existência, a adoção da Internet foi de 500 milhões de usuários. Já nos primeiros 10 anos da blockchain, a adoção é de 50 milhões de pessoas, portanto uma proporção de 10 para 1 . Levando em conta esses dados, o banco projeta uma adoção da blockchain por 200 milhões de pessoas em 2030.

De acordo com dados da Statista, até o final de 2019, foram registrados mais de 42 milhões de usuários de carteiras blockchain. Isso representa um grande progresso, especialmente considerando que ocorreu dentro de três anos. No terceiro trimestre de 2016, esse número foi inferior a 9 milhões.

Outros dados recentes sugerem que as receitas globais da tecnologia blockchain experimentarão um crescimento significativo nos próximos anos. A projeção é que o mercado supere US$ 23,3 bilhões até 2023. O setor financeiro foi um dos mais rápidos a investir em blockchain, com mais de 60% do valor de mercado da tecnologia concentrado neste campo.

+Leia também:
– Tecnologia blockchain ainda não atingiu seu potencial
– Blockchain pode auxiliar em novas relações de trabalho

Crescimento da blockchain deve ser feito com visão

No entanto, ele ressalta que para aproveitar as oportunidades e criar algo revolucionário, é preciso ter visão e planejamento.  Ele menciona o caso da empresa RealNetworks, que foi pioneira em conteúdo de vídeo e a primeira a criar um serviço de streaming, antes de o YouTube ser lançado em 2005.

Porém, a ideia surgiu antes que o mercado estivesse pronto para recebê-la. Isso porque o poder do hardware de 20 anos atrás não permitia a adoção em massa. Mas os clientes já estavam prontos. E é exatamente esse o momento em que a indústria de criptomoedas está hoje: há alta demanda e o mercado está tentando acompanhar.


Tags