Hype sobre NFTs atinge vários segmentos

Muito além de obras de arte e colecionáveis, os tokens não-fungíveis (NFTs) tendem a ser cada vez mais utilizados, em soluções que vão de ingressos para eventos até medicina

Por Redação  /  8 de novembro de 2021
Rokas Tenys / Shutterstock.com

Rokas Tenys / Shutterstock.com

Em 2021, as NFTs tiveram um enorme crescimento, impulsionadas principalmente por fornecerem uma garantia de exclusividade. Assim, várias produções artísticas (de músicas e obras audiovisuais a quadros e artes gráficas) passaram a ser comercializados desta forma.

Em abril, por exemplo, uma obra do artista digital americano Beeple foi leiloada por US$ 69,3. Até mesmo memes famosos foram vendidos como tokens.

Logo em seguida, o mercado viu o boom dos jogos “play-to-earn”, cujos personagens (ou avatares) são transacionados como NFTs. No entanto, as possibilidades dos tokens não param por aí. Muitos setores ainda passarão por adaptações tecnológicas e as NFTs podem transformar a maneira como as pessoas fazem compras, formalizam negócios ou mesmo armazenam documentos.

O Coindesk listou alguns dos usos mais promissores. Confira a lista.

1. Mercado de moda

No final de setembro, a Dolce & Gabbana vendeu a Collezione Genesi por aproximadamente US $ 5,65 milhões. Também em setembro, durante a London Fashion Week, a Auroboros lançou uma linha de roupas digitais que podem ser vestidas em realidade aumentada – que também foi comercializada por NFTs.

2. Pagamentos e crédito

Compras, empréstimos e pagamentos de contas também já são possíveis com NFTs, graças aos smart contracts. Inclusive, os tokens já podem ser fracionados.

3. Ingressos

No caso de shows e eventos, os NFTs podem funcionar como ingressos, permitindo que os valores arrecadados sejam destinados diretamente ao pagamento do espaço, remuneração dos artistas e funcionários, entre outros, sem necessidade de intermediários.

4. Comunidades

Muitos usuários querem os NFTs unicamente em função de sua exclusividade e porque isso pode ser um sinal de status. Isso vale para as obras de arte ou as peças de roupas e acessórios que citamos no item 1. Assim, podem surgir comunidades focadas nisso, com auxílio de realidade virtual ou aumentada.

Da mesma forma, o Metaverso também poderá ser usado com tal finalidade, segundo análise da Nonfungible.com.

5. Mercado imobiliário digital

A ideia parece muito distante da realidade, mas os NFTs permitem a compra de um terreno virtual, no qual o usuário pode construir, por exemplo, uma sala de conferências digital – e alugá-la para eventos de pessoas reais. É possível até criar interações com games (muito utilizados em treinamentos, por exemplo), nos quais os jogadores podem ganhar criptomoedas reais.

6. Identidade digital

Para além dos documentos tradicionais, as NFTs permitirão que os usuários armazenem dados de suas redes sociais ou até mesmo portfólios de trabalho.

7. Saúde

Na área médica, além de armazenarem exames e dados dos pacientes, as NFTs preservação a confidencialidade das informações. Outra vantagem será a possibilidade de rastreamento de equipamentos e substâncias utilizadas nos tratamentos e o melhor controle de toda a cadeia de suprimento.