O que esperar dos ativos tokenizados nos próximos anos

O que esperar dos ativos tokenizados nos próximos anos

Relatório publicado por grupo asiático que engloba empresas gigantes analisa o cenário futuro dos ativos tokenizados e como eles devem se desenvolver

O que esperar dos ativos tokenizados nos próximos anos

Por Redação

Alguns dos maiores gestores de ativos e empresas de serviços financeiros da Ásia divulgaram um relatório que traça um cenário futuro para os ativos tokenizados. Denominado de Asia Securities Industry and Financial Markets Association, o grupo afirma no documento os valores mobiliários tokenizados têm potencial para se tornar uma ferramenta útil para empresas financeiras. Além disso, destacam que isso exigiria maior clareza regulatória.

O grupo inclui as empresas Citigroup Inc., Nomura Holdings Inc., Standard Chartered Plc e PriceWaterhouseCoopers, juntamente com escritórios de advocacia Linklaters e Norton Rose Fulbright. No relatório, elas afirmam que os títulos tokenizados podem representar um modelo inovador de financiamento e captação de recursos, eficiente, escalável e que fornece liquidez.

“O vínculo entre produtos e instrumentos financeiros tradicionais e a tecnologia blockchain oferece às partes interessadas a confiabilidade de um instrumento regulamentado, combinado com os benefícios proporcionados por uma blockchain. Além disso, como geralmente são regulados como valores mobiliários, eles também trarão mais confiança e apoio no mercado crypto”, ressalta o texto.

Vantagens dos ativos tokenizados

Os valores mobiliários tokenizados ainda são relativamente novos na indústria de blockchain. Desse modo, atraíram inicialmente um interesse particular em áreas como imóveis. No entanto, houve uma adoção limitada do modelo, pois os investidores institucionais continuam cautelosos e os reguladores trabalham para acompanhar a tecnologia em rápida evolução.

+Leia também:
– Empresa obtém aval da SEC para registro de transferência de ativos
– Como os presidentes ao redor do planeta veem os ativos digitais
– Ativos sobreprecificados podem levar a uma recessão mundial

Entre os benefícios dos títulos tokenizados, o relatório destaca a maior velocidade de liquidação, conformidade automatizada e negociação 24 horas. Outro ponto ressaltado é que os reguladores terão que trabalhar ainda mais focados para que isso aconteça, pois é necessária mais clareza em todas as etapas do processo. De acordo com a recomendação, isso deveria ser incluído desde a criação de tokens, até a venda e a troca destes. Para isso, seriam necessários requisitos de oferta, custódia e implicações fiscais.

O documento pontua ainda que os ativos mobiliários tokenizados exigirão soluções inovadoras que vão além da tecnologia. “Em alguns casos, será necessária uma reforma legal.”