G20 pretende liderar regulação global do mercado de criptoativos

Proposta de regulação pode ser apresentada em outubro de 2022

Por Paulo Carvalho  /  18 de julho de 2022
© - Shutterstock

O G20 se prepara para criar regras globais que envolvem a regulação de criptoativos no mercado. Segundo a iniciativa, a proposta será apresentada pelo grupo até outubro de 2022.

A intenção de criar regras para o setor cripto foi confirmada pelo Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) recentemente. Um relatório foi publicado pelo órgão, que fala sobre os riscos de falhas no mercado cripto.

“A falha de um player de mercado, além de impor perdas potencialmente grandes aos investidores e ameaçar a confiança do mercado decorrente da cristalização de riscos de conduta, também pode transmitir riscos rapidamente para outras partes do ecossistema de criptoativos.”

A proposta de regular o mercado cripto será criada pelo G20, mas em conformidade com o Banco de Compensações Internacionais (BIS). O relatório traz ainda informações sobre como será a regulação de criptoativos classificados como stablecoins.

Dessa forma, stablecoins com forte presença no mercado financeiro e ou utilizadas como forma de pagamento, podem receber regras específicas na regulação que está sendo produzida pelo G20.

“As stablecoins devem ser capturadas por regulamentos robustos e supervisão de autoridades relevantes se forem adotadas como um meio de pagamento amplamente utilizado ou desempenhar um papel importante no sistema financeiro.”

O grupo de países que fazem parte do G20 devem discutir a regulação cripto em outubro de 2022. Enquanto isso, membros do grupo já discutem iniciativas de regulação do setor, como o Brasil, os Estados Unidos e a Europa.