Fintechs já representam um share interessante em contas digitais

Fintechs já representam um share interessante em contas digitais

Uma pesquisa realizada pela Fisher constatou que o mobile é o principal canal de acesso às contas bancárias por pessoas físicas em todas as faixas etárias

Fintechs já representam um share interessante em contas digitais

Por Redação

Uma pesquisa realizada pela Fisher constatou que o mobile já é o principal canal de acesso às contas bancárias por pessoas físicas em todas as faixas etárias. Entre os mais jovens, 9 em cada 10 responderam ter o celular como principal canal de acesso à conta. Assim, as fintechs já representam um share interessante do mercado de contas digitais.

A pesquisa também constatou que 48% dos que responderam afirmaram possuir conta em pelo menos uma fintech e 17% usam essa como sua conta principal. Vale ressaltar que cinco anos atrás esse percentual era praticamente zero. Em relação à satisfação do cliente, a diferença entre as contas em fintechs e bancos foi gritante.

No método NPS – sigla para Net Promoter Score, métrica utilizada para satisfação de clientes com produtos de tecnologia –  a nota foi bem maior  para fintechs do que para os bancos. A discrepância é mais gritante entre os mais jovens e bem equiparada entre os mais velhos. Os resultados constatam que a utilização de contas digitais para fins financeiros é uma tendência que veio para ficar.


Expansão das contas digitais favorece mercado crypto

Esse cenário cada vez mais mobile e digital pode favorecer a adoção de criptomoedas em médio prazo, já que esses ativos já nasceram nesse ambiente totalmente digital e vêm ganhando cada vez mais adeptos. Um dos pontos apresentados pelo trabalho é que a disposição para procurar novas oportunidades é alta.

Das pessoas que participaram da pesquisa, 43% afirmaram estarem dispostos a mudar sua conta, enquanto apenas 24% não mudariam. Essa disposição é ainda maior na faixas etárias mais baixas. Para 64% dos participantes, o mais importante em uma conta é a possibilidade de fazer tudo online.

Outro item importante para 44% dos entrevistados é a facilidade para executar operações e transações. O mesmo percentual de participantes apontou a confiabilidade e a segurança como um dos fatores mais importantes em uma conta. Os pontos menos relevantes são o bom atendimento telefônico e agência próxima. O estudo entrevistou 1.343 pessoas de todo o Brasil, de todas as faixas etárias.

Um outro estudo de uma das maiores corretoras dos Estados Unidos revela que nascidos entre 1981 e 1996, os chamados millennials, preferem criptoativos a investimentos tradicionais como Microsoft e Netflix. Esses dois cenários se comunicam no que se refere à adoção dos ativos digitais em larga escala em um futuro próximo.