Facebook forma empresa fintech suíça com foco em pagamentos

Batizada de Libra Networks, empresa foi registrada na junta comercial de Genebra e tem foco em blockchain, pagamentos, big data e outras tecnologias

Por Redação  /  21 de maio de 2019
Financial technology concept and peer to peer transfer money idea Financial technology concept and peer to peer transfer money idea

O Facebook constituiu uma fintech na Suíça, com foco em blockchain e pagamentos, além de análise de dados e investimentos. Batizada de Libra Networks, a fintech do Facebook foi registrada em 2 de maio na junta comercial de Genebra.

A empresa irá fornecer serviços financeiros e de tecnologia e desenvolver hardware e software relacionados, segundo matéria da Reuters. Entre os serviços previstos estão investimentos, pagamentos, financiamento, gerenciamento de identidade, análise, big data, blockchain e outras tecnologias. O Facebook, contudo, não comentou sobre a fintech.

Essa não é, entretanto, a primeira ação da empresa dona do WhatsApp, Messenger e Instagram em direção às criptomoedas. Recentemente, circulou informação de que a empresa estaria buscando US$ 1 bilhão para um projeto de criptomoeda.

Outras investidas

Além disso, o Facebook vem desenvolvendo seu próprio sistema de transferência de dinheiro através do WhatsApp, conforme revelado em dezembro passado.

A matéria lembra que a empresa dona do WhatsApp, Messenger e Instagram têm estado no centro das atenções sobre o uso indevido de dados pessoais.

O Comitê Bancário do Senado dos Estados Unidos enviou neste mês uma carta aberta ao CEO Mark Zuckerberg perguntando como um novo sistema de pagamento baseado em criptomoedas se relaciona com preocupações legais, regulatórias, de privacidade e de proteção ao consumidor, segundo um relatório do Wall Street Journal.