A mineradora F2Pool escreveu no último bloco antes do terceiro halving do bitcoin uma mensagem com uma crítica a atuação do Fed diante da crise e ao próprio sistema financeiro internacional. “NYTimes 09/Apr/2020 With $2.3T Injection, Fed’s Plan Far Exceeds 2008 Rescue”, diz a mensagem. Traduzindo: NYTimes 09 de abril de 2020 Com US$ 2,3 trilhões, plano do Fed supera resgate de 2008″.

A mensagem se refere à resposta dada pelo Fed para conter a crise da pandemia de coronavírus, a mesma usada para conter os efeitos da crise do sub-prime, quando instituições financeiras receberam um resgate trilionário do banco central. E é uma homenagem ao criador do bitcoin, o misterioso Satoshi Nakamoto, que inscreveu no bloco gênese do bitcoin a mensagem “The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks“, fazendo referência ao resgate.

Satoshi Nakamoto lançou o Bitcoin no meio da crise financeira de 2008/9 como uma alternativa ao sistema atual, e com essa mensagem codificada, ele simbolizou essa intenção para o mundo na base da blockchain do bitcoin.

Por que o último bloco antes do halving traz essa mensagem

A mensagem no último bloco antes do halving não poderia ser mais clara, já que o terceiro halving do bitcoin ocorre durante a crise antecipada pela pandemia de coronavírus, na qual a resposta dos bancos centrais têm sido a mesma: injetar dinheiro no mercado e com isso desvalorizar suas moedas.

devalorizar moedas
O bitcoin foi criado justamente para momentos como esse. Ao apresentar o bitcoin como uma alternativa ao sistema financeiro atual, Satoshi Nakamoto acertou em cheio em sua mensagem, já que a crise atual é vista como uma continuação da crise de 2008, que na verdade nunca terminou.  De fato, o sistema financeiro está se dissociando da realidade à medida que o Fed desvaloriza a moeda que é principal reserva de valor do mundo.

+Leia também:
– Potencial do bitcoin segue inabalado em meio à crise
– Diversificação é essencial para enfrentar momento de crise
– Bitcoin mostra resiliência durante a crise do coronavírus

Terceiro halving do bitcoin na tese da Transfero Swiss

O halving do bitcoin é inclusive um dos pilares da tese especial da Transfero Swiss de que os criptoativos serão os ativos de melhor performance nos próximos dois anos. E segundo o head of Research and Portfolio Management da Transfero Swiss, Carlos Russo, ele ainda não havia sido precificado pelo mercado.