FED continuará aumentando taxa de juros

Política de elevação deverá ser mantida até que a inflação esteja controlada no país

Por Paulo Carvalho  /  26 de maio de 2022
© - Shutterstock

A política da taxa de juros dos Estados Unidos deve ser mantida até o final do primeiro semestre de 2022. De acordo com o Federal Reserve (Fed), no próximo mês acontecerá uma nova elevação de 0,5%.

O anúncio foi divulgado recentemente pelo Fed, que sinalizou a manutenção da elevação da taxa de juros para conter a inflação nos EUA. Atualmente, o país acumula uma inflação histórica de 8%.

A reunião do Fed aconteceu nesta última quinta-feira (25), e os próximos encontros da instituição podem resultar no aumento da taxa de juros norte-americana. Com essa política de elevação, a taxa de juros no país aumentou para níveis que não eram vistos há 22 anos.

Inflação provoca aumento da taxa de juros

Os Estados Unidos enfrentam uma inflação histórica, a expectativa é reduzir essa taxa para 2%. No total, a taxa de juros do país pode acumular 3,5% de aumento somente em 2022.

Essa não é a primeira vez que o Fed eleva a taxa de juros no mês. No início de maio, a instituição anunciou uma elevação de 0,5%, acumulando um acréscimo de 1% no ano, até então.

Com a sinalização de que essa política será mantida para combater a inflação, até junho de 2022 o crescimento anual da taxa de juros pode alcançar 1,5% nos Estados Unidos.

No entanto, o Fed prevê uma mudança nessa política de juros. Nos próximos anos, a projeção da recuperação econômica do país deve provocar uma desaceleração da taxa, colocando fim à inflação.

Conforme diz o Fed, a política de elevação dos juros segue os desdobramentos do mercado financeiro internacional. Como justificativa para o aumento, a instituição diz que a guerra na Ucrânia e as sanções da China diante do casos de Covid impactaram a economia norte-americana.