Mineração de bitcoins pode ser investimento rentável

Mineração de bitcoins pode ser investimento rentável

Localizadas em diversas partes do mundo, essas empresas permitem que pequenos investidores aluguem poderes computacionais para obter altcoins

Mineração de bitcoins pode ser investimento rentável

Por Redação

Você já ouviu falar em fazenda de mineração? E sabia que elas podem ser uma oportunidade de investimento para pequenos investidores? No princípio da rede do bitcoin, era possível minerar criptomoedas – e ser recompensado por isso – com computadores caseiros. Hoje, no entanto, isso não é mais possível. Mas as grandes fazendas de mineração dão ao investidor a possibilidade de aporte de recursos com promessa de retorno em bitcoins ou altcoins.

Na prática, as fazendas de mineração são datacenters tecnicamente equipados para minerar bitcoins e outras criptomoedas que trabalham com esse processo. Elas surgiram devido ao constamente aumento da dificuldade da mineração, que requer mais recursos. Sejam eles técnicos, energéticos ou financeiros.

Sabemos que os mineradores são os computadores na rede que validam as transações. Como prêmio dessa validação, eles recebem pequenas taxas e podem minerar novas moedas resolvendo complexos problemas matemáticos.

No entanto, com o aumento da rede, aumentou a competição entre as máquinas, requerendo equipamentos poderosos. Ou seja, quanto mais mineradores, maior a dificuldade de mineração. Dessa forma, as fazendas de mineração permitem a otimização desse uso de recursos.

Como são as fazendas de mineração?

Fazendas de mineração geralmente se parecem com uma sala com um grande número de computadores totalmente dedicados a essa atividade. Eles diferem de computadores comuns por serem especialmente montados para mineração. Essas empresas buscam lucro através dessa atividade. O principal custo é o consumo de energia.

fazendas de mineração
A China lidera a mineração de bitcoin, sendo responsável por cerca de 70% de toda a mineração mundial. E olha que lá comprar e vender bitcoin é ilegal. As maiores fazendas, contudo, estão na Islândia, devido ao baixo custo da energia. A maior de todas, no entanto, fica na Rússia.

Veja quais são as maiores mineradoras do mundo e em quais você pode investir:

Genesis Mining

A fazenda Genesis Mining foi lançada em 2014. Inicialmente, a fazenda estava localizada na China e na Bósnia e agora está na Islândia e no Canadá. A Genesis Mining fornece serviços de mineração em nuvem e permite que clientes de todo o mundo comprem contratos e aluguem poderes de mineração para obter altcoins.

Gigawatt

A GigaWatt está localizada em Washington, EUA. O fundador Dave Carlson começou a minerar com seu computador doméstico equipado com GPU e agora possui a fazenda mais rentável da América do Norte e uma das maiores do mundo. O faturamento da empresa permitiu que ela iniciasse a produção de equipamentos de mineração e a venda para outras pessoas interessadas em mineração.

Dalian mining farm

O principal produtor de ASICs e placas de vídeo para mineração de criptomoeda é a China. Fazendas de mineração de criptomoeda surgem nas províncias e pequenas cidades da China. Uma dessas cidades é Dalian e esta é a fazenda mais rentável do mundo. Mais de 3% da taxa de hash de toda a rede Bitcoin está concentrada lá. É uma fazenda de três andares com ventilação avançada e dezenas de pessoas que fornecem seu desempenho adequado.

Bitmain / Antpool

Jihan Wu e Micree Zhan lançaram o BitMain em 2013. Localizado em armazém, funciona com cententas de plataformas de mineração 24 horas por dia, 7 dias por semana. Durante 2017, Jihan e Zhan ganharam US $ 4 bilhões e sua fazenda ainda é muito lucrativa.

Bitfury

A Bitfury foi fundada em 2011 e atua muito além da mineração. Seu foco principal é a blockchain e a implementação dessa tecnologia nos sistemas financeiros e de gerenciamento existentes. Além disso, ele apoia comunidades que gostariam de criar novos ativos digitais descentralizados. É um dos principais nomes do universo do dinheiro digital.