Por que o Facebook escolheu a Suíça para desenvolver a libra

Suíça foi o local escolhido pela companhia para estabelecer a Libra Association, subsidiária responsável pela libra, stablecoin lançada em junho pela empresa

Por Redação  /  16 de julho de 2019
© - Shutterstock

A relação entre o Facebook e a Suíça parece estar indo de vento em popa. O país foi o local escolhido pela companhia para estabelecer a Libra Association, subsidiária responsável pela libra, stablecoin lançada em junho pela empresa. Mas por que o Facebook escolheu a Suíça para a libra?

O Facebook desenvolveu a libra com o objetivo de torná-la uma rival do bitcoin, com menos volatilidade. Por isso, a moeda é atrelada a câmbios e valores mobiliários existentes. Enquanto os especialistas econômicos e políticos em todo o mundo estão receosos com o novo ativo, a Secretaria de Estado para Finanças Internacionais da Suíça encarou o movimento com bons olhos. De acordo com o órgão, esse é um “sinal positivo de que a Suíça pode ter um papel importante em um ambicioso projeto internacional”.

Facebook escolheu a Suíça para a Libra pelo ambiente favorável

De acordo com o chefe de desenvolvimento econômico da Suíça, Pierre Maudet, a cidade de Genebra está “animada” para trabalhar com o Facebook. Sendo assim, a presença da companhia no país reflete a abordagem favorável da Suíça em relação à regulamentação.
sistema financeiro internacional
Além disso, demonstra um entusiasmo pela moeda digital que não é comum em todos os locais. Normalmente, os países temem a expansão do mercado de criptoativos, seja pela segurança ou por ameaçarem o valor das moedas locais.

O novo projeto fez com que os políticos suíços se entusiasmassem ainda mais com o potencial do Crypto Valley, um dos mais importantes ecossistemas de criptomoedas e blockchain do mundo. Localizado na cidade suíça de Zug e trabalhando com baixos impostos, o projeto vem ganhando espaço e parece promissor.

+Leia também: Criptomoeda do Facebook: GlobalCoin estará disponível para 2 bilhões

Segundo Dante Disparte, porta-voz do projeto libra, a Suíça conquistou o Facebook por ser como um lugar para se conectar com a sociedade civil e organizações internacionais. “Nosso objetivo é administrar libra, a tecnologia e a moeda digital como um bem público. Então, não havia melhor lugar do que a Suíça para desenvolvermos um projeto global como este”, disse ele em uma entrevista publicada no Swissinfo.


Tags