ETF de Bitcoin: entenda novo decisão de adiamento da SEC

ETF de Bitcoin: entenda novo decisão de adiamento da SEC

Bastante aguardado pelo mercado, o ETF de Bitcoin ainda terá que passar por uma nova rodada de avaliações antes de ser aprovada pela SEC

ETF de Bitcoin: entenda novo decisão de adiamento da SEC

Por Redação

Mais uma vez, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adiou uma decisão sobre um ETF de Bitcoin. Dessa vez, o adiamento foi para o produto financeiro da Bitwise (Bitwise Bitcoin ETF), solicitado para ser negociado na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

A SEC argumentou que houve um pedido no dia 07 de maio em que a Bolsa protocolou uma emenda que muda a regra proposta. Sendo assim, a reguladora declarou que precisará de cinco semanas para tecer comentários e respostas.

A proposta da Bitwise é que o novo produto do ETF de bitcoin acompanhe o índice BTC da bolsa. A empresa acredita que pode fornecer à SEC o tipo de informação e dados que a agência indicou que precisava para avaliar totalmente os ETFs de bitcoin.

Com isso, a Bitwise já soma uma rejeição e dois adiamentos pela SEC. Gestoras de findos ficaram frustradas com a decisão – ou falta dela. É o caso da Cboe, que formou o produto da BZX Exchange por meio da VanEck e da SolidX. Em maio, a SEC iniciou a avaliação de pedido do fundo VanEck SolidX Bitcoin Trust para emitir e listar suas ações. De acordo com o documento, o órgão solicitou comentários do público.

Atuação da SEC é marcada por cautela no ETF de Bitcoin

Até agora, a SEC ainda não aprovou nenhum ETF de Bitcoin. Assim como no passado, o órgão teme por manipulação de mercado, liquidez e crimes financeiros. Essas e outras questões embasaram as rejeições, que vêm acompanhada de um discurso de cautela.

Dessa forma, a instituição está buscando ouvir opiniões de interessados no mercado sobre essas questões. A discussão inclui o impacto de volume negociado e o risco de manipulação em contratos futuros de bitcoins.

O fato é que a SEC segue postergando qualquer decisão sobre a aprovação de qualquer ETF de bitcoins. Mesmo assim, a perspectiva é positiva. Para especialistas do mercado de criptomoedas, a legalização é apenas uma questão de tempo.

A notícia foi divulgada pelo Portal do Bitcoin.