Por que esse estudo da Fidelity é positivo para o mercado crypto

Estudo da Fidelity Investments mostra que 22% dos investidores institucionais pesquisados têm exposição a crypto e um percentual maior pretende ter

Por Redação  /  27 de maio de 2019
© - Shutterstock

Investidores institucionais estão vendo apelo em ativos digitais e muitos estão planejando investir neles nos próximos cinco anos. É o que mostra um estudo da Fidelity Investments. De acordo com ele, 22% de investidores institucionais já têm alguma exposição crypto relativa a investimentos feitos nos últimos três anos.

A pesquisa ouviu 400 investidores institucionais nos EUA. Eles incluem fundos de pensão, consultorias familiares (family offices), fundos de hedge crypto e tradicionais, entre outros. Mais da metade delas veem ativos digitais como fazendo parte de seus portfolios.

No entanto, a maneira como eles preferem manter o investimento varia. A maior parte deles, 72%, está mais inclinada a comprar produtos de investimento que tenham ativos crypto. Ainda assim, 57% estão inclinados a comprar crypto diretamente. E o mesmo percentual está disposto a comprar um produto de investimento que tenha companhias de produtos digitais. Vale lembrar que os pesquisados podiam informar mais de uma opção.

Dessa forma, o investimento em crypto passa por um estágio de maturação, com maior aceitação por instituições financeiras tradicionais. Mais investidores institucionais estão investindo em ativos digitais, seja diretamente ou por provedores de serviços.

Entre as razões citadas pelos investidores para a atratividade do investimento crypto estão a inovação e baixa correlação com outros ativos. Além disso, conselheiros financeiros e firmas de consultoria familiar (family offices) veem os ativos digitais de forma mais favorável.

Obstáculos e previsões positivas

Mas nem tudo são flores. Os obstáculos citados pelas pessoas que responderam às pesquisas foi a volatilidade, falta de clareza regulatória, histórico limitado e falta de fundamentos. No entanto, de acordo com o presidente da Fidelity Digital, Tom Jessop, a volatilidade de preço tende a diminuir à medida que o mercado amadurecer. Jessop assinala ainda que o investimento de risco no setor continua a crescer em um ritmo saudável. E citou ainda as crescentes ofertas de security tokens.

Vale lembrar que a Fidelity é um player tradicional do mercado financeiro norte-americano. A empresa iniciou neste ano um serviço de custódia de criptoativos, exergando valor neste mercado. E está buscando insights sobre a evolução do setor.

Além disso, a pesquisa Fidelity é divulgada no mesmo momento em que o estrategista técnico da Fundstrat, Robert Sluymer, diz que o Bitcoin, negociado pelo seu preço mais alto em seis meses, está no meio de uma recuperação sustentada. Em matéria publicada na Investopedia, ele afirma ver a recuperação do bitcoin a partir de sua média móvel de 200 semanas. Dessa forma, isso sinaliza o estágio inicial de uma recuperação de longo prazo.


Tags