Estrutura de recompensas das criptomoedas precisa mudar já

Sistema atual de recompensas apenas estimula mineradores a negociar os bitcoins ganhos e isso não contribui para a adoção em massa das criptomoedas

Por Redação  /  18 de abril de 2019
© - Shutterstock

É necessário repensar o sistema de recompensas e estruturas de incentivos das criptomoedas para incentivar a adoção em massa. A afirmação é de Nicholas Merten, do canal DataDash, e foi feita em um tweet. As principais estruturas de incentivos atualmente ocorrem com a recompensa pela mineração dos blocos da blockchain. No entanto, esse sistema pode não ser o mais adequado para a adoção em massa das criptomoedas.

A maior parte dos mineradores de criptomoedas utiliza as recompensas apenas para fazer trading. Por isso, muitos deles se tornam meros distribuidores das criptomoedas emitidas e não crypto adopters em si. Merten chama a atenção para a necessidade de uma profunda mudança nessa lógica, beneficiando aqueles que desejam adotar a tecnologia de uma forma mais profunda.

Com a mudança na lógica de recompensa pela mineração, o fee pago nas transações também precisa diminuir. Assim, a utilização das criptomoedas em transações cotidianas poderá se tornar mais atrativa para detentores.  Merten propõe um sistema de cash-back como uma possível solução para o cenário.

Um novo cenário com a economia crypto

As criptomoedas vieram para propor uma grande mudança na economia mundial, podendo trazer inúmeras melhorias. Elas podem, por exemplo, ser a solução para o sistema financeiro tradicional, que ainda não se recuperou totalmente da crise do subprime de 2007/2008. No entanto, para que isso ocorra é necessário que elas possuam um ecossistema forte e consistente.