A Chainlink vem fazendo sucesso no mercado, mas o que explica isso? Entenda abaixo alguns dos fatores que ajudam a entender como o token da Chainlink se valorizou mais de 536% em 2020.

O primeiro motivo tem a ver com o ecossistema crypto e suas blockchains. Os smart contracts dependem de informações do mundo real para concluir suas operações. Contratos financeiros precisam de dados do mercado, enquanto aqueles de seguros necessitam de informações para decidir sobre as políticas de pagamentos, por exemplo.

Oráculos conectam dados do mundo real às blockchains

As blockchains, contudo, não têm conexão com esse mundo real, e essas informações tão necessárias não estão disponíveis na blockchain. Portanto, é necessário recorrer a um serviço de oráculo, que faz a ponte entre as informações e a rede. E é neste ponto que a Chainlink atua, coletando, formatando, validando e distribuindo informações.

Outro motivo para o sucesso do Chainlink é oferecer soluções para um “queridinho” do mercado, o DeFi (finanças descentralizadas). A rede da empresa promete entregar feeds de preço de alta qualidade, “ampliando o crescimento do DeFi”.

Além disso, diz que seus dados são coletados de forma ampla com “validação rigorosa” antes de permitir que os contratos entrem em ação. Assim é possível acompanhar diversos pares de moedas de forma descentralizada.

Solana, rede da FTX, está entre as parceiras da Chainlink

Os responsáveis por ajudar nessa coleta e validação de dados são os operadores de nós. E é aqui que o token da Chainlink, o Link, entra em cena, para recompensar o trabalho desses operadores.

Entre as empresas que usam o Chainlink estão grandes nomes do mercado, como Aave, Synthetix e Yearn.finance. Ela não se restringe, porém, ao mundo crypto: um de seus parceiros é o gigante das buscas Google.

Há, ainda, outro parceiro relevante: a Solana, blockchain da FTX que é uma alternativa mais rápida e barata ao Ethereum. Em março de 2020, a Solana anunciou que a Chainlink seria a solução de oráculo da rede, além de ser o padrão para todas as dapps (aplicações descentralizadas) da Solana.

Acesse o grupo Solana Brasil no Telegram para mais informações: https://t.me/solanabrazil

Caso tenha algum comentário ou contribuição para o PanoramaCrypto, entre em contato com a nossa Redação.
Tokenização de ativos é o futuro do mercado de investimentos alternativos