Entenda o que é e como funciona uma DAO

Entenda o que é e como funciona uma DAO

Principal ideia por trás de uma DAO é estabelecer uma empresa ou uma organização que possa funcionar absolutamente sem gerenciamento hierárquico

Entenda o que é e como funciona uma DAO

Por Redação

Você sabe o que é e como funciona uma DAO? A principal ideia por trás de uma DAO é estabelecer uma empresa ou uma organização que possa funcionar absolutamente sem gerenciamento hierárquico. O modelo de DAO, ou Organização Autônoma Descentralizada, vem sendo utilizado no mercado de criptomoedas desde que o Bitcoin conseguiu se livrar dos intermediários nas transações financeiras.

A proposta é inovadora e promissora, visto que procura resolver os problemas mais comuns encontrados nas gestões das organizações atuais. Uma DAO perfeitamente estruturada dá a oportunidade de moldar a organização para cada investidor.

Como não há uma estrutura hierárquica, isso permite que todas as ideias inovadoras podem ser apresentadas por qualquer pessoa. Assim, toda a organização pode avaliar e considerar as propostas. Além disso, há um conjunto de regras pré-escritas que cada investidor deve estar ciente antes de se juntar à organização, assim como o sistema de votação. Desse modo, não há espaço para discussões ou diferentes interpretações.

+Leia também:
74% da mineração de bitcoin é feita com energia renovável
Executivo analisa papel do bitcoin em evento no Rio
Reinado do bitcoin parece estar ameaçado pelas stablecoins

Como funciona a DAO?

O site CoinTelegraph publicou artigo explicando como funciona uma DAO. Inicialmente, o bitcoin foi considerado a primeira DAO totalmente funcional, pois possui um conjunto pré-programado de regras. Além disso, a moeda funciona de forma autônoma e é coordenada por meio de um protocolo de consenso distribuído. Desde então, o uso de contratos inteligentes também foi habilitado na plataforma Ethereum. Com isso, a criação de DAO’s ficou mais próxima do público em geral e moldou seu aspecto atual.
Bitcoin
Para ser totalmente operacional, uma DAO precisa de um conjunto de regras que defina como ela irá operar. Essas regras são codificadas como um contrato inteligente, que é basicamente um programa de computador e que existe de forma autônoma na internet. Porém, ao mesmo tempo, precisa de pessoas para realizar as tarefas que ele não pode fazer sozinho.

Em seguida, a DAO entra na fase de financiamento. Depois que o período de financiamento acaba e uma DAO for implantada, ela se torna totalmente autônoma e completamente independente de seus criadores e de qualquer outra pessoa. Além disso, todas as regras e transações financeiras são registradas na blockchain. Isso faz as DAO’s totalmente transparentes, imutáveis e incorruptíveis.

Acreditamos que as criptomoedas são uma realidade já presente e fazem parte de um futuro inevitável. Cremos também que são uma ferramenta de independência do indivíduo, que pela primeira vez na história pode ter ativos digitais escassos com características comparáveis ao ouro e metais preciosos e, com isso, se proteger de ciclos econômicos, crises sistêmicas e até mesmo de governos autoritários. Conheça a Transfero Swiss AG.