Empresa lança fundo para investimento em bitcoins

Produto é um fundo de mercado de balcão (OTC) e tem taxa de gestão de 0,49%, bem abaixo dos 2% da concorrente Grayscale

Por Redação  /  4 de fevereiro de 2021
© - Shutterstock

A Osprey Funds lançou um fundo de mercado de balcão (OTC) de bitcoins que promete ser o produto deste tipo com o menor custo. “O Osprey Bitcoin Trust oferece fácil acesso ao bitcoin”, afirma a Osprey em seu site. E acrescenta que, com sua taxa de 0,49%, esta “é a solução de menor custo”.

Neste tipo de fundo, em vez de comprar os bitcoins — e, portanto, precisar se preocupar com como será a custódia —, o investidor adquire ações. Essas ações vão equivaler a frações de bitcoins e, depois de um tempo, o investidor pode negociá-las no mercado de balcão. No OTC, as operações costumam envolver montantes mais altos e, geralmente, não acontecem no ambiente de uma corretora.

O novo fundo deve competir com o Bitcoin Trust, da Grayscale (GBTC). Apesar de similares, o produto da Grayscale tem taxa de administração bem mais alta: 2%. “A Osprey provavelmente está tentando capturar parte dessa participação de mercado reduzindo a taxa do GBTC”, indica uma análise da Bloomberg Intelligence.

Novo fundo de bitcoins ainda tem prazo de lock-up longo

Entretanto, o período de lock-up que a Osprey impõe pode pesar contra seu fundo. Enquanto no GBTC o investidor não pode negociar as ações por seis meses, no produto da Osprey esse período é de um ano. Contudo, Greg King, CEO da Osprey Funds, disse à Bloomberg que a empresa vai começar a tentar reduzir o período para seis meses.

Com o nome de OBTC, o trust da Osprey começou a ser cotado no mercado no dia 15 de janeiro. No entanto, o fundo ainda não está 100% disponível, como explicou o executivo ao Cointelegraph.

“A partir de 14/01, o produto atendeu aos requisitos para ser cotado sob o ticker OBTC no mercado OTC. Nos próximos 30 dias, o fundo buscará elegibilidade para DTC e, após 14 de fevereiro, todos os tomadores de mercado poderão cotá-lo. Após esse ponto, ele será considerado ‘totalmente lançado'”, observou.