Dez anos do white paper do bitcoin e seus impactos para o mundo

Há 10 anos um white paper foi publicado de forma discreta em um pequeno grupo de especialistas em tecnologia, hoje sabe-se que era o início de uma revolução

Por Redação  /  31 de outubro de 2018
(Photo by Icons8 team on Unsplash) (Photo by Icons8 team on Unsplash)

Há exatos 10 anos um white paper foi publicado de forma discreta por um pequeno grupo de especialistas em tecnologia. No entanto, em poucos anos o tema abordado no documento difundiu-se pelo mundo, dando início a atual revolução das criptomoedas. Esse white paper apresentava ao mundo o bitcoin, um projeto open source que consiste na primeira criptomoeda da história. Assim, o dia 31 de outubro de 2008 ficou marcado pela publicação de um documento que daria início a uma nova era no mundo financeiro.

O misterioso autor Satoshi Nakamoto

O white paper foi publicado sob pseudônimo de Satoshi Nakamoto, não tendo sido revelado o seu verdadeiro nome até hoje. Contudo, entre algumas pessoas que entraram em contato com Satoshi, está Harold Thomas Finney II, mais conhecido como Hal Finney. O desenvolvedor da PGP Corporation recebeu a primeira transação em bitcoin enviada por Satoshi, causando a impressão entre os admiradores da tecnologia de que Satoshi e Hal Finney eram, na verdade, a mesma pessoa. No entanto, Satoshi parou de responder aos contatos repentinamente, aumentando ainda mais o mistério sobre a sua identidade. Embora a sua identidade seja desconhecida, seus ideais inspiraram toda uma nova geração de profissionais.

O conteúdo do white paper

Um dos destaques do white paper é a simplicidade com que o autor apresenta todo o novo conceito de criptomoeda. Lá está contida a base utilizada até hoje para construção do mundo crypto. No início do documento, Satoshi propõe uma solução para um problema recorrente na arquitetura de moedas virtuais, o double spending. A solução apresentada para impedir que a mesma quantia pudesse ser gasta duas vezes ficou conhecida como blockchain, através algoritmo de consenso ou proof of work.

O documento aborda aspectos técnicos sobre a criação do electronic cash, sendo objetivo em suas questões. O white paper faz uma discussão pontual sobre os desafios envolvidos na criação de uma moeda virtual. Por isso, é notável que naquele momento era inimaginável que a publicação do documento daria início à maior revolução financeira da história recente. Por outro lado, também é perceptível que as questões abordadas não eram novidade entre os entusiastas do electronic cash. A discussão é tão antiga que em 1999 o prêmio Nobel de economia Milton Friedman já alertava para a necessidade de criação de uma moeda virtual com as características que o bitcoin viria a ter.

O impacto para o mundo

Já é aceito que o white paper do bitcoin é um marco histórico para a tecnologia. Além da apresentação da primeira criptomoeda do mundo, o documento também apresenta a primeira aplicação prática para a blockchain como um DLT (Distributed Ledger Technology). A cada dia são anunciados novos cases de aplicação destas tecnologias com resultados promissores. Podemos dizer que a primeira década dessa revolução teve um saldo extremamente positivo. Com apenas uma década de existência, o bitcoin ainda está em fase de crescimento. Portanto, espera-se que na próxima década seja atingida sua maioridade e se torne uma plataforma madura. Que se inicie uma nova década desta nova era!


Tags