Desenvolvedor Fullstack, um profissional com visão multidisciplinar

Quem quer atuar como Desenvolvedor Fullstack precisa ter competências para trabalhar em diferentes fases de um projeto, transitando entre front-end e back-end

Por Redação  /  7 de março de 2022
© - Shutterstock

O mercado cripto está crescendo e a demanda por profissionais especializados é cada vez maior. Para atender à carência de qualificação, a Transfero iniciou um programa específico para o desenvolvimento de novos talentos, por meio da Transfero Academy

Paralelamente, o PanoramaCrypto está lançando uma série de matérias sobre as principais carreiras do setor e as habilidades desejadas para cada uma delas. A primeira desta série é o Full Stack Developer, ou Desenvolvedor Fullstack, um profissional que tem habilidades para o desenvolvimento web front-end e back-end – ou seja, tanto aquilo que o usuário vê no aplicativo ou sistema, quanto o que está por trás da tecnologia.

“O mercado cripto é muito dinâmico, com projetos e nichos que surgem muito rapidamente, e por isso o fullstack é muito procurado neste setor. Afinal, ele consegue resolver tanto os problemas da página, que é o que o cliente consegue visualizar, quanto a parte de back-end”, explicou Márlyson Silva, CSO da Transfero. Segundo ele, diante da escassez de profissionais especializados, um desenvolvedor que tem essa flexibilidade e dinâmica entre as camadas do projeto é muito valorizado.

O Fullstack consegue integrar um projeto de ponta a ponta

Por trabalhar tanto no front-end quanto no back-end, pode-se dizer que este é um desenvolvedor completo, que tem a capacidade de trabalhar em todos os aspectos do desenvolvimento de aplicativos e demais sistemas. Isso inclui banco de dados, rede, infraestrutura, entre outros.

“Ou seja, é um profissional capaz de ajudar no desenho e definição da página, nas questões de design, customizar CSS na parte de front-end (como alteração de cor, margem, alinhamento). Na parte de back-end, ele tem domínio de banco de dados, de conexões com APIs, dominando todo o fluxo da camada de visão, controle e modelo”, apontou Silva.

Competências necessárias

De acordo com a equipe de recursos humanos da Transfero, algumas das habilidades necessárias para um Desenvolvedor Full Stack são o domínio dos conceitos básicos de tecnologias de banco de dados, desenvolvimento web, desenvolvimento de API e conhecimento de várias tecnologias, como AngularJS, React,  MongoDB, Node.js, Python, .Net/C# e Java.

Outra competência importante é o conhecimento dos códigos em outros idiomas, além de curiosidade, criatividade e capacidade de comunicação. A atualização constante é imprescindível, para acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias.

Vale destacar que nem sempre esse desenvolvedor sai de uma faculdade ou curso com essa visão ampla. “Na verdade, a experiência com cases reais é o que melhor prepara o profissional para os desafios do dia a dia com os projetos”, disse Silva.

Quanto ganha um Desenvolvedor Fullstack?

No Brasil, os salários, segundo pesquisas feitas no início de março de 2022 nos principais sites de recrutamento, ficam a partir de R$ 8,9 mil mensais, para profissionais iniciantes. No mercado cripto, os valores são a partir de R$ 15 mil. Quanto maior a experiência e habilidades, maior a chance do profissional se destacar no mercado e conseguir remuneração mais elevada.

Como é o mercado de trabalho para essa carreira?

O Indeed publicou uma pesquisa recente apontando que sete dos 10 cargos mais difíceis de se preencher no mercado estão na área de tecnologia. Com o boom do mercado cripto em 2021, a perspectiva é de que mais vagas tenham sido abertas e a carência de profissionais qualificados seja ainda maior. 

Se você deseja atuar na área, fique de olho nas vagas abertas na Transfero. 


Tags