Reino Unido autoriza emissão de derivativos crypto

Regulador do sistema financeiro dá sinal verde para a empresa de trading OTC B2C2 ofertar derivativos crypto aos investidores

Por Redação  /  22 de fevereiro de 2019
© - Shutterstock

A empresa de trading OTC B2C2 obteve autorização regulatória para ofertar derivativos crypto no Reino Unido, segundo matéria publicada pela Coindesk. Os chamados CFD Crypto permitem aos investidores especular com o preço futuro dos ativos digitais para obter ganhos.

A princípio, a plataforma oferecerá ao investidores exposição ao bitcoin, bitcoin cash, ether, litecoin e XRP. Dessa forma, partes elegíveis e clientes profissionais podem ganhar exposição ao mercado de criptomoedas e evitar os riscos associados à custódia desses ativos.

Clique aqui e leia também: Bitcoin e ativos digitais: a nave espacial que sempre volta pra buscar novos passageiros

A autorização dada pela Financial Conduct Authority (FCA) é relevante, já que no passado o órgão emitiu alertas à respeito dos CFDs crypto. Em novembro de 2017, a autoridade havia dito que esses produtos eram investimento de altíssimo risco e especulativos. Em abril, de 2018, contudo, a agência havia sinalizado que autorizaria os CFDs crypto já que eles poderiam ser instrumentos financeiros sob as regras de então.

Regulador mais amigável

Assim sendo, a medida mostra uma evolução do entendimento da FCA em relação às criptomoedas. Na prática, o regulador vem olhando mais de perto o ecossistema crypto. Apesar de tomar medidas para proteger o investidor dos riscos percebidos das criptomoedas, a agência mostra uma postura mais positiva com relação à blockchain. Além disso, no fim de janeiro, a FCA apresentou uma proposta de orientação sobre como deveria ser a regulamentação das criptomoedas no país.

O produto a ser lançado pela B2C2 não é o primeiro do tipo no mundo. Em janeiro deste ano, a SIX Swiss Exchange havia anunciado a oferta do primeiro derivativo lastreado em criptomoedas do mundo.