DAVOS: Stablecoins terão papel fundamental na tokenização de ativos

DAVOS: Stablecoins terão papel fundamental na tokenização de ativos

Em sessão sobre o caminho para uma economia tokenizada, participantes veem stablecoins com papel de integrar investidores aos STOs

DAVOS: Stablecoins terão papel fundamental na tokenização de ativos

Por Redação

As stablecoins vão desempenhar um papel fundamental na tokenização de ativos – transformação de ativos em tokens numa blockchain – , de acordo com o CEO e o fundador da Circle Internet Financial, Jeremy Allaire. O executivo participou nesta terça-feira (21/01) da sessão “De ativos tokenizados para uma economia tokenizada”, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Segundo ele, as stablecoins vão cumprir um papel de conectar detentores aos emissores dos tokens. “Por exemplo, um fazendeiro na Índia que tokenizar sua colheita terá que aceitar uma stablecoin para que o detentor do token possa trocá-lo por moeda fiduciária”, afirma.

A tokenização de ativos vai democratizar o acesso a investimentos em nível mundial. Ele comparou essa tecnologia ao que marketplaces como o E-bay fizeram com a venda de produtos em nível global ou empresas de transporte por aplicativos que conectaram passageiros e motoristas instantaneamente numa mesma localidade. 

A diretora da Iniciativa de Moeda Digital do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab, Neha Narula, foi na mesma direção. E adicionou que a tokenização amplia o acesso aos ativos de uma forma mais rápida e barata e 24/7 através das exchanges existentes.

Um fazendeiro na Índia que tokenizar sua colheita terá que aceitar uma stablecoin para que o detentor do token possa trocá-lo por moeda fiduciária

Regulação é caminho para security tokens

O ouro, dólar e obras de arte foram alguns dos exemplos de ativos que podem ser tokenizados. Um exemplo inovador citado foi a tokenização de créditos de carbono, que são ativos que podem ser negociados e têm valor no contexto no cumprimento de metas de redução de emissões dentro do mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL).

Na área de mercados de capital, embora compra de venda de valores mobiliários seja possível em nível global, ainda são limitadas a um pequeno número de empresas em relação ao todo. Nesse sentido, a tokenização de valores mobiliários também amplia o acesso tanto de empresas quanto de investidores a esse mercado. 

Para a pesquisadora do MIT, o desafio para assegurar a transição para uma economia tokenizada é regulatório. Por exemplo, é preciso garantir que esses ativos digitais estejam de fato atrelados aos ativos físicos.