Criptomoeda do JP Morgan confirma confiança na blockchain

JP Morgan, banco que movimenta U$S 6 trilhões diariamente, está desenvolvendo moeda digital para processamento de transações entre seus clientes

Por Julian Lanzadera  /  17 de fevereiro de 2019
Skyscraper building of JP Morgan in Hong Kong Skyscraper building of JP Morgan in Hong Kong

O banco norte-americano JP Morgan, um dos maiores do mundo, anunciou o desenvolvimento de um token para processar pagamentos internacionais entre seus clientes. Essa é a primeira vez que um banco norte-americano lança mão da tecnologia das criptomoedas para uso no mundo real. A previsão é que os primeiros testes comecem nos próximos meses.

A JPM Coin será uma stablecoin, lastreada no dólar, pareada em um para um, segundo a CNBC. Seu uso será a princípio em pagamentos internacionais para grandes clientes corporativos do banco em tempo real. Além disso, a moeda digital será usada para transações de títulos. Outro uso previsto é em serviços de tesouraria prestados pelo banco a grandes empresas que têm subsidiárias em diferentes locais do mundo. O JP Morgan movimenta diariamente US$ 6 trilhões em todo o mundo.

Leia também: Gemini: criptomoedas no mainstream

O anúncio foi bastante comentado no ecossistema crypto, ainda que recentemente o próprio CEO do JP Morgan, James Dimon, houvesse feito críticas ao bitcoin. Assim sendo, a notícia confirma que um dos maiores bancos do mundo enxerga valor na blockchain. “É uma notícia animadora para o mercado em geral, pois anuncia no começo do ano o processo de institucionalização do mercado por meio da adesão de um grande player”, afirma o Julian Lanzadera, head of Legal and Corporate da Transfero Swiss AG.

A decisão do JP Morgan também confirma que a utilização de criptoativos para pagamentos internacionais é vantajosa para as partes envolvidas. “Acredito que essas transações certamente ganharão volume e escala ao longo de 2019. Os bancos centrais terão muito trabalho pela frente”, comenta Lanzadera.

Baixo custo e transações em tempo real

Outros projetos voltados para pagamentos internacionais utilizando a tecnologia estão sendo desenvolvidos por outras instituições. Esse é o caso do Amex, um sistema de pagamentos que está sendo desenvolvido pela Ripple em parceria com a American Express e o Santander.

Julian Lanzadera

Head of Legal and Corporate da Transfero Swiss AG

Julian Lanzadera

Head of Legal and Corporate da Transfero Swiss AG

É uma notícia animadora para o mercado em geral, pois anuncia no começo do ano o processo de institucionalização do mercado por meio da adesão de um grande player

O portal CNBC noticiou o projeto para o desenvolvimento da JPM Coin no último dia 14 de fevereiro.


Tags